Descontos para sua viagem
Hospedagem
Sem dúvida, a capital portuguesa é um destino incrível para quem está planejando uma viagem para a Europa, mas saiba que existem destinos próximos a ela que valem muito a pena serem conhecidos através de viagens bate e volta partindo de Lisboa.
Portanto, nesse post trago ótimas sugestões de viagens bate e volta de Lisboa a algumas cidades próximas que vão deixar sua viagem ainda mais especial.
Quer saber mais sobre destinos que você pode conhecer enquanto estiver hospedado(a) na capital portuguesa? Então embarque comigo nessa viagem e continue lendo para descobrir muito mais.
Vale a pena fazer bate e volta de Lisboa a outras cidades?
Antes de mais nada, as viagens de bate e volta são bem comuns para que visita a Europa, porque as cidades são, em geral, bem próximas umas das outras.
Portanto, vale a pena separar alguns dias de sua viagem para conhecer destinos localizados na mesma região.
Além disso, tanto as estradas, quanto o sistema de transportes na Europa são muito bons. Dessa forma, se você quiser fazer viagens bate e volta de Lisboa a outras cidades próximas, tanto faz se for de carro ou trem, será bem fácil de ir e voltar para Lisboa.
Quer seja essa sua primeira viagem à Lisboa, quer você já tenha visitado a capital portuguesa outra vezes, vale a pena sim fazer bate e volta e conhecer outras cidades que ficam na região.
Sendo assim, vamos descobrir quais os destinos separei para você fazer bate e volta de Lisboa.
Cascais
Em primeiro lugar, indico para seu roteiro de bate e volta de Lisboa, Cascais, destino preferido da família real portuguesa para passar o verão.
Em Cascais, você vai encontrar desde praias deslumbrantes, parques, bem como muita história.
Bem como outras cidades, a distância entre Cascais e Lisboa é bem curta, por volta de 34km indo de carro (uma viagem de apenas 30 minutos).
Por outro lado, se você for de trem você vai gastar cerca de 40 minutos, saindo da estação do Cais do Sodré em Lisboa até Cascais e a passagem custa apenas 2,25 euros.
Atrações em Cascais:
Conforme eu já disse antes, Cascais é local de praias lindíssimas, então já separe o óculos de sol para passear pela orla ou até mesmo curtir um pouco de sol. São ao todo 17 praias que ficam tomadas pelos turistas e pelos portugueses durante o verão.
Outro ponto imperdível na cidade e que eu sei que com toda a certeza vai render muitas fotos para seu álbum é a Cidadela de Cascais. A Cidadela é uma construção fortificada que servia para defesa.
Lá, você encontrará muitos pontos turísticos, como por exemplo o Palácio de Cascais e a Fortaleza Nossa Senhora da Luz.
Ademais, em Cascais os amantes do ecoturismo encontram um lugar perfeito, o Parque Nacional de Sintra-Cascais. Com entrada gratuita, o parque oferece várias opções de trilha, que podem ser percorridas a pé, de bicicleta, ou de carro ou até mesmo de ônibus.
Por fim, ainda na região de Cascais, não deixe de visitar a “Boca do Inferno” composta por rochas de natureza carbonatada que são desgastadas e esculpidas ao longo dos anos pela força das ondas.
Estoril
Em segundo lugar, está Estoril, uma outra cidade de praia localizada do lado de Cascais. Estoril é conhecida como a Riviera Portuguesa, e, assim como Cascais, também vai te encantar!
A cidade também serviu como lugar de férias para a família portuguesa e outras famílias abastadas de Lisboa, então é muito comum ver construções como casarões e palacetes por lá.
Você pode chegar até Estoril ou de carro (24 km de Lisboa) ou de trem (mesma linha que leva até Cascais). Com toda a certeza, você ficará impressionado pela formação rochosa resultado da erosão ao longo dos anos, pelas fortes ondas e pelo exuberante pôr-do-sol que encontrará por lá.
Atrações em Estoril:
Em virtude de ser uma cidade de costa, as praias estão entre as principais atrações de Estoril. Além disso, lá você também encontrará fontes de águas termais.
Estoril é também conhecida por sua vida noturna agitada, sendo assim, existem diversos restaurantes e bares perfeitos para se curtir a noite portuguesa.
Sintra
Certamente, Sintra é uma cidade maravilhosa que está a apenas 30km da capital portuguesa, o que a torna uma ótima opção de passeio bate e volta de Lisboa. Aliás, esse é um dos passeios mais populares entre os turistas.
De fato, para chegar de carro em Sintra saindo de Lisboa você levará apenas cerca de 26 minutos se for pela via chamada de A37.
No entanto, partindo da estação do Rossio, que fica bem no centro de Lisboa, existe uma linha de trem que te leva diretamente a Sintra em cerca de 40 minutos. A passagem custa apenas 2,25 euros e os trens partem praticamente a cada 30 minutos.
Dica: Se você tiver o Lisboa Card, ele te dará acesso gratuito não apenas ao trem para Sintra, como em algumas atrações por lá.
Atrações em Sintra:
Uma vez em Sintra, existem algumas atrações que você não pode deixar de conhecer nessa cidade que é patrimônio mundial pela UNESCO!
No Parque Nacional da Pena, o Palácio da Pena impressiona pelas suas cores fortes e vibrantes, que podem até parecer meio estranhas à primeira vista, mas que nos encantam conforme vamos conhecendo
Do mesmo modo, o Palácio Nacional de Sintra é outro ponto que deve ser incluído no seu bate e volta de Lisboa – Sintra. Construído no século XII, esse enorme palácio tem influências góticas, mouras, manuelinas e renascentistas.
Igualmente bonito, o Castelo dos Mouros proporciona uma belíssima visão da região para quem o visita. Ele foi construído no século X para servir como ponto de vigia e hoje é ponto de parada obrigatório para quem está conhecendo a cidade.
Por fim, para os amantes da maravilhosa gastronomia portuguesa, conheça a famosa Casa Piriquita e prove o doce português chamado travesseiro (ele é feito a base de amêndoas e é uma delícia!).
Nazaré
Em primeiro lugar, Nazaré é bem conhecida por ser um dos locais em que as maiores ondas do mundo podem ser vistas.
Se você for amante de surfe e caso sua viagem ocorra no outono ou no inverno, não deixe de incluir esse bate e volta no seu roteiro, já que este é o período em que você terá maiores chances de ver de perto as ondas gigantes.
Partindo de Lisboa, a viagem até Nazaré tem 122km e dura por volta de 1h25.
Assim como outras cidades em Portugal, Nazaré é bem pequena e impressiona não só pela natureza deslumbrante, mas também pelo respeito às tradições (é bem comum ver pessoas usando trajes típicos portugueses andando pelas ruas).
Atrações em Nazaré:
Além disso, Nazaré é uma cidade famosa em razão da aparição de Nossa Senhora de Nazaré. Por isso, não deixe de visitar também o Santuário de Nossa Senhora de Nazaré, que fica na praça central da vila e é datada do século XVII.
Logo após, você poderá visitar o Miradouro do Suberco, um ponto turístico localizado a cerca de 100 m acima do mar e que te proporcionará uma das vistas mais bonitas da cidade. Isso, pois de lá você avistará grande parte das praias da região. Sem dúvida, o entardecer de lá é maravilhoso.
Por último, mas não menos importante, o Forte São Miguel Arcanjo é icônico por conta do Farol de Nazaré. O Forte foi construído no século XVI para proteger a vila. E é exatamente deste ponto que você conseguirá ver as gigantes ondas de Nazaré que atraem tantos turistas.
Óbidos
Com toda a certeza, visitar Óbidos é fazer uma viagem de volta aos tempos medievais! Esse pequeno vilarejo no oeste de Portugal deve entrar no seu roteiro de bate e volta de Lisboa, seja em razão de seus muros medievais, ou castelos, ou da belíssima entrada da vila ou de seus eventos.
Está a aproximadamente 85km Lisboa e você pode chegar até lá ou de carro (cerca de 1h6) ou de trem (cerca de 2h30).
Atrações em Óbidos:
Uma curiosidade bem legal sobre Óbidos é que a vila é cercada por muros medievais que podem ser percorridos pelo viajante. Assim como o Castelo de Óbidos que se ergue imponente no alto da cidade e atrai muito turistas.
Além disso, vale a pena uma parada na belíssima Porta da Vila, ricamente decorada com os famosos azulejos portugueses representando a Paixão de Cristo.
Somado a isso, em algumas épocas do ano, Óbidos recebe alguns eventos especiais, como o Mercado Medieval nos meses de julho e agosto e a Vila Natal, que deixa a cidade ainda mais bonita em dezembro e janeiro.
Fátima
O bate e volta de Lisboa – Fátima é uma experiência que promete ficar na sua memória para sempre, principalmente para aqueles que são católicos. Isso porque é lá que se localiza o famoso Santuário de Fátima.
De acordo com o mapa, Fátima está a cerca de 130km de distância de Lisboa e podemos chegar lá de carro em uma viagem de 1h20. Também é possível chegar lá de ônibus e a viagem dura 1h30.
Atrações em Fátima:
Antes de mais nada, você precisa saber que as atrações em Fátima giram em torno das aparições de Nossa Senhora. Por isso, se você não for católico, esta pode não ser a melhor opção de e bate e volta de Lisboa para você.
Em primeiro lugar, a Basílica de Santuário de Nossa Senhora do Rosário de Fátima é considerada como o coração do complexo do Santuário. De acordo com o que se conta, ela foi construída bem onde os pastorinhos viram Nossa Senhora em 1917.
Além disso, em Fátima também é possível conhecer a Capela das Aparições, a casa dos pastorinhos e até mesmo um museu de cera que conta a história da santa e sua relação com a cidade.
Cabo da Roca
Por fim, sugiro o bate e volta de Lisboa – Cabo da Roca, região considerada como o ponto mais ocidental de Portugal e da Europa continental!
O Cabo da Roca bem pertinho de Lisboa e sem dúvida você pode aproveitar a visita à Sintra para conhecê-lo. Indo de carro são apenas 40km até lá, mas também é possível ir de trem até Sintra e de lá pegar um ônibus até o Cabo da Roca.
Atrações no Cabo da Roca:
Uma vez que você chega no Cabo da Roca, você descobre que não existe muita coisa além do forte e de um restaurante, e exatamente por isso disse que vale a pena aproveitar a ida até Sintra para já conhecer o local.
No entanto, a vista do local é imperdível! Porém, certifique-se de ir até lá quando a previsão do tempo indica um dia ensolarado, pois, com certeza, as fotos vão sair maravilhosas!
Os destaques ficam por conta do farol de 22m de altura e da grande falésia, que tem mais de 140m de altura e com toda a certeza deixa qualquer um impressionado.
Bate e volta de Lisboa: é melhor alugar um carro ou usar o transporte público?
Por fim, a melhor forma de se fazer bate a volta de Lisboa depende muito da sua preferência.
Há quem prefira alugar um carro, não só em razão da maior liberdade para circular, como também com relação aos horários de partida e chegada.
Uma vez que você tenha decidido alugar um carro para suas viagens de bate e volta de Lisboa, minha dica é que você faça a reserva com antecedência pelo site RentCars.
Isso, pois no site RentCars você consegue comparar o preço de diversas locadoras bastante conhecidas, garantindo assim o melhor preço.
E aí, gostou das dicas de viagens bate e volta de Lisboa? Se ficou alguma dúvida ou se quiser compartilhar suas experiências nesses destinos, comente aqui embaixo.
Ah! E não deixe de conhecer meu Instagram para ficar por dentro dessas e de várias outras dicas sobre viagem, mergulho, gastronomia e muito mais!