Saber onde ficar no Rio de Janeiro é crucial para que você tenha uma ótima experiência na Cidade Maravilhosa. Assim como outras grandes cidades do mundo, a rede hoteleira da capital fluminense é excelente. Por isso, você vai encontrar hotéis para todos os gostos.
Mas é preciso entender antes como a cidade é organizada. Dessa forma, você consegue aproveitar melhor as atrações e pontos turísticos na sua viagem ao Rio de Janeiro.
Sendo assim, resolvi explicar com mais detalhes sobre os melhores bairros e regiões para turistas. Em seguida, listei os melhores hotéis no Rio de Janeiro por área. Então veja agora todas as dicas!
Onde ficar no Rio de Janeiro: melhores regiões
Antes de mais nada, é fundamental entender a localização do seu hotel para que você possa escolher bem onde ficar no Rio de Janeiro. Isso porque existem alguns bairros na cidade que são melhores para se hospedar do que outros. Os motivos são diversos, como por exemplo a proximidade dos pontos turísticos, a segurança e o transporte.
O Rio de Janeiro se divide em 4 zonas: Norte, Sul, Oeste e Central. Dessas, a Zona Sul é certamente a principal escolha dos turistas, especialmente para quem está indo pela primeira vez ao Rio. Primeiro porque concentra boa parte das atrações turísticas da cidade. Depois, porque é uma área nobre e bastante segura. É onde estão Copacabana, Leblon e Ipanema.
Mas a Zona Central não deixa de ser uma boa opção também. Afinal, é onde ficam os badalados bairros da Lapa e de Santa Teresa. São duas regiões bastante procuradas. Afinal, a Lapa é um reduto da vida boêmia carioca e Santa Tereza é uma opção pra quem deseja conhecer a parte histórica da cidade.
Embora seja um pouco mais distante da maioria dos atrativos, a Barra também é uma alternativa interessante. Afinal, é um lugar com praias bonitas e bastante comércio e movimento.
Como agora você já tem noção sobre os diferentes bairros da cidade, então já pode escolher a sua hospedagem na capital carioca. Portanto, confira agora os melhores hotéis onde ficar no Rio de Janeiro.
Onde ficar no Rio de Janeiro: Hotéis em Copacabana
Sem sombra de dúvidas, Copacabana é um dos lugares mais famosos do mundo. Como é muito turístico, conta com alguns dos hotéis mais chiques e clássicos da cidade.
Alguns, inclusive, ficam de frente para a praia, oferecendo uma vista única da orla de Copacabana. Ou seja, uma oportunidade inesquecível. Veja então os melhores hotéis no Rio de Janeiro no bairro de Copacabana.
01 – Emiliano Rio
Se eu pudesse usar duas palavras para descrever o Emiliano Rio, seriam luxo e requinte. É um lugar difícil de pôr defeitos, pois agrada a clientela mais exigente. Esse belíssimo hotel 5 estrelas fica muito bem localizado na Avenida Atlântica, próximo ao Forte de Copacabana.
Sua arquitetura contemporânea é de ótimo bom gosto, que utiliza do aproveitamento natural da luz, proporcionando um ar mais leve aos ambientes. Já os quartos possuem cama king size, cafeteira, banheira e sala de estar. O hotel também conta com spa e academia.
Mas a cereja do bolo é o rooftop, porque abriga uma piscina com borda infinita com vista para o mar. Outro ponto alto é o Restaurante Emiliano, pois serve deliciosos pratos de uma incrível gastronomia à base de ingredientes orgânicos.
02 – Windsor California Hotel
Com localização privilegiada, o Windsor Califórnia Hotel está situado aos pés da praia de Copacabana, com fácil acesso a diversos atrativos. Alguns exemplos são o Forte de Copacabana, Lagoa Rodrigo de Freitas e Praia do Leme. Ao redor você também encontra diversos bares, restaurantes e lojas.
As suítes são amplas e equipadas com frigobar, cafeteira, cofre eletrônico, além de banheira e kit de amenities. O conforto vai além disso, pois as janelas são antiruídos e se abrem para contemplar a “Princesinha do Mar”.
Na cobertura, há uma piscina de borda infinita para aproveitar o sol carioca enquanto curte a vista deslumbrante da praia. Já a gastronomia oferece uma experiência única em sabores, trazendo pratos deliciosos tanto no café da manhã quanto no almoço e jantar.
Onde ficar no Rio de Janeiro: Hotéis em Ipanema e Leblon
Junto com Copacabana, Ipanema e Leblon são os melhores bairros da Zona Sul. Isso porque contam com praias lindas e super badaladas. Aliás, é até meio difícil dizer onde uma começa e a outra termina, já que a praia é a mesma.
É também onde ficam os melhores points para assistir o pôr-do-sol, como o Arpoador e o Mirante do Leblon. Além disso, por serem regiões muito turísticas, contam com vários bares e restaurantes bem avaliados. Enfim, ambas são ótimas opções de onde ficar no Rio de Janeiro.
03 – Hotel Arpoador
Moderno e aconchegante, o Hotel Arpoador fica de frente para a Praia de Ipanema e perto do Parque da Garota de Ipanema. As suítes contam com Smart TV, minibar com cafeteira Nespresso, além de secador e amenidades exclusivas. Mas a melhor parte são as varandas debruçadas sobre o mar.
Aqui, o lazer dos hóspedes está garantido. Tem opções como práticas de yoga, kit praia com toalha e barraca e cortesia de bike para dar um rolê pela orla enquanto curte a paisagem. E claro, sem deixar de mencionar a piscina no terraço com vista para as praias de Ipanema e do Arpoador.
Mas não acaba por aí, porque ainda há uma sala wellness para exercícios, sala de massagem, bar e sauna. Por fim, não perca o café da manhã, os pratos incríveis do restaurante e os deliciosos drinks da Néli feitos com infusões de frutas, cascas e raízes brasileiras.
04 –Janeiro Hotel
Premiado com reconhecimento internacional, o luxuosíssimo Janeiro Hotel propõe um equilíbrio entre vida urbana e natureza. Por isso, mistura simplicidade e tecnologia em um só ambiente.
Sendo assim, todos os apartamentos tem vista para o mar, muita luz natural e bastante aconchego. Possuem decoração e mobiliário com tons que remetem às cores da praia, ou seja, parecem um obra de arte.
Há uma relaxante piscina na cobertura com vista para o mar, enquanto no térreo, um bar e restaurante. Aliás, as refeições são preparadas com ingredientes frescos da terra e do mar. Você também pode sentir a brisa do mar enquanto pedala na orla com uma das bikes cortesia do hotel.
Onde ficar no Rio de Janeiro: Hotéis em Santa Teresa
Santa Teresa é um dos bairros mais encantadores do Rio de Janeiro. Apesar de não ser uma escolha óbvia, tem tudo pra te surpreender. Afinal, é um bairro singular e despojado, que só quem nele se hospeda consegue sentir a magia.
Fica no centro do Rio, um pouco distante das praias, mas bem próximo da Lapa e de várias atrações da cidade. Sem contar que possui fácil acesso ao aeroporto Santos Dummont e ao Sambódromo.
05 – Chez Georges
Com design moderno e elegante, o Chez Georges certamente não é uma acomodação comum. É um delicioso recanto imerso na Floresta da Tijuca, onde cada detalhe foi arquitetado para oferecer uma experiência única, aconchegante e reservada. Tudo isso em meio à natureza.
Possui uma sala de estar decorada com primor e um pátio em concreto abobado pérgola. Mas o que chama atenção é o mirante panorâmico de 360º no terraço. Além de ter uma piscina orientada para a selva, o local emoldura paisagens privilegiadas, como o Pão de Açúcar, a Baía de Guanabara e um pôr-do-sol exuberante.
Neste cama e café, há suítes amplas com belíssimas vistas para a Mata Atlântica e Santa Teresa. São muito bem equipados com cama king size, armários, mesa de trabalho e poltronas. Por fim, vale ressaltar o café da manhã gostoso e caprichado.
06 – Gerthrudes Bed & Breakfast
Situado em uma casa linda, o Gerthrudes Bed & Breakfast é uma hospedagem com decoração alegre e descolada. Possui um clima alto astral ao mesmo tempo em que proporciona o ambiente ideal para descanso.
Cada suíte tem o seu estilo próprio, mas todas silenciosas, com camas confortáveis e duchas gostosas. Apesar de ter poucas opções de lazer, só a piscina e o jardim já compensam com a vista para o Pão de Açúcar.
No entanto, o delicioso café da manhã e o atendimento cordial são grandes diferenciais do hotel. Sendo assim, pode ser considerado um dos melhores lugares onde ficar no Rio de Janeiro.
Onde ficar no Rio de Janeiro: Hotéis na Lapa
Vizinha à Santa Teresa, a região da Lapa é conhecida por seus bares tradicionais e casas noturnas com samba e música ao vivo. Para quem quer aproveitar a vida noturna na cidade, não há lugar mais propício.
Mas nem só de boemia vive o bairro, pois há muito o que explorar. Afinal, aqui estão alguns dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro, como os Arcos da Lapa e a Escadaria Selarón. Sem contar os famosos bondes de Santa Teresa, símbolo do bairro, que se conectam ao centro da cidade.
07 – Vila Galé Rio de Janeiro
Com ambiente boêmio, o Vila Galé possui uma decoração inspirada no samba, bossa nova e na cultura luso-brasileira. Nada modesto, o hotel contempla uma torre de 13 andares e um antigo palacete do século 19.
São 292 apartamentos de puro conforto, modernidade e glamour. Sem contar que são muito bem equipados com cofre, minibar, secador de cabelo e amenidades de banho. Há também fitness center, sala de brinquedos, um bar na piscina e outro dedicado a Vinicius de Moraes.
Além disso, o restaurante possui uma cozinha inspirada em pratos nacionais e internacionais. Mas não acaba por aí, pois você ainda pode usufruir de serviços extras como lavanderia, estacionamento e sessão de massagem. Ou seja, certamente um dos melhores hotéis do Rio de Janeiro.
08 – Le Chateau Lapa Boutique Hotel
Com excelente localização, o Le Chateau Lapa Boutique Hotel está situado a poucos passos de locais históricos como o Carioca da Gema e o Rio Scenarium. Resgatando um Rio da Belle Époque, oferece conforto e hospitalidade aliado a um ambiente familiar de charme e cultura e muito bom gosto.
Sua personalidade se expressa com uma arquitetura única. Por exemplo, utiliza materiais recicláveis para decoração, enfeita o lobby com um piano do século XIX e tem uma galeria de artes que exaltam obras de arte carioca.
Já os quartos são incríveis! Isso porque além de espaçosos e confortáveis, alguns tem decoração temática e outros possuem até ofurô e banheira de hidromassagem. Por fim, temos o terraço. Ideal para quem quer aproveitar a vista para o bondinho da Lapa enquanto toma uns bons drinks ou relaxa no ofurô iluminado.
Onde ficar no Rio de Janeiro: Hotéis na Barra da Tijuca
Com certeza, a Barra da Tijuca é uma das regiões que mais cresce na cidade. Por causa dos Jogos Olímpicos e da Copa do Mundo, alguns dos melhores hotéis no Rio de Janeiro se instalaram por lá. É uma região bastante movimentada, com diversos condomínios e shoppings.
Além disso, tem as praias da Barra, com ótimos bares e restaurantes à beira-mar. É uma excelente opção para quem busca bons hotéis novos a preços camaradas. Portanto, veja algumas ótimas sugestões de onde se hospedar no bairro.
07 – Windsor Oceânico
Localizado de frente para a Praia da Barra, o Windsor Oceânico é sinônimo de modernidade e requinte. Possui comodidades com uma belíssima arquitetura em estilo contemporâneo.
Os quartos são perfeitos para uma boa noite de sono, pois tem camas macias e janelas anti ruído. Também são equipados com minibar, mesa de trabalho e um chuveiro fantástico. Mas o ponto alto é acordar dando de cara com o mar azul da praia.
Para o lazer, você encontra academia, sauna e uma piscina com a temperatura ideal e vista para o mar. Por último, mas não menos importante, não perca o café da manhã servido com ingredientes frescos e saborosos. Enfim, um excelente hotel no Rio de Janeiro.
08 – Novotel Rio De Janeiro Barra Da Tijuca
Com ótima localização, o Novotel da Barra da Tijuca é um sofisticado hotel na altura do posto 7 da Praia da Barra. Sem dúvidas, o que mais impressiona é a sua piscina com borda infinita de frente para o mar.
Mas os quartos também são muito elogiados, pois são amplos, aconchegantes e bem decorados. Além disso, contém secador de cabelo, amenidades e uma bela vista da praia. Comportam tanto casais quanto famílias.
Aliás, o hotel conta com um espaço infantil, ideal para quem viaja com crianças. Também oferece sala fitness e dois bares, um no lobby e outro na piscina. Por fim, mas não menos importante, o atendimento é fantástico e o restaurante serve deliciosas refeições tanto no café da manhã quanto almoço e jantar.
Onde ficar no Rio de Janeiro: Lugares perigosos
Você já viu os melhores lugares onde ficar no Rio de Janeiro, mas talvez possa estar se perguntando se há lugares onde não é bom ficar. Então vou esclarecer essa dúvida.
Claramente, um dos maiores receios de quem vai para o Rio, especialmente pela primeira vez, é ficar em um lugar inseguro ou próximo de alguma favela. Antes de mais nada, eu já vou logo desmentir essa ideia de que toda favela é perigosa.
A realidade é que em praticamente todo bairro do Rio, há uma favela. Mas muitas, inclusive, são pacificadas e consideradas seguras para visitar e se hospedar, como é o caso da Rocinha.
Porém, de fato, a violência é um problema recorrente na cidade. Então, evite principalmente a Zona Norte. Além disso, é importante – não só no Rio de Janeiro, mas como em qualquer cidade grande e turística – tomar conta dos seus pertences e evitar locais desertos e desconhecidos.
Conclusão sobre onde ficar no Rio de Janeiro
Depois de ver tantas opções maravilhosas, difícil será escolher uma delas para se hospedar, não é mesmo? Em resumo, foi possível perceber que o que não falta são hotéis de altíssima qualidade na capital carioca. Portanto, não deixe de estudar com calma as possibilidades, pois tenho certeza que um desses hotéis irá te atender.
Enfim, espero que as dicas tenham te ajudado a descobrir onde ficar no Rio de Janeiro. Então, faça sua escolha e boa viagem!