Se você acha que a Europa é só sinônimo de baixas temperaturas e frio você está bem enganado. Regiões como a do Algarve, em Portugal possuem praias belíssimas, ideais para você curtir o verão europeu.
Dessa forma, resolvi montar um super roteiro Algarve para você, mostrando como chegar, onde se hospedar e o que fazer nessa região do litoral português. Continue lendo esse post para descobrir tudo que eu separei para você!
Conheça um pouco mais sobre o Algarve
Conforme disse anteriormente, a região do Algarve, Portugal possui praias espetaculares de águas cristalinas, que atraem não só turistas europeus, mas também do mundo todo, inclusive brasileiros!
Além das paisagens que parecem que foram feitas à mão, a região também possui uma gastronomia MA-RA-VI-LHO-SA com influência mediterrânea e diversão para todos os gostos e bolsos.
Aliás, uma informação bem interessante sobre o Algarve, é que está entre as opções mais econômicas de viagem para a Europa. Lá você consegue encontrar, por exemplo, ótimas hospedagens com um excelente custo x benefício.
Com toda a certeza você vai se encantar com a cultura, a simplicidade e a cordialidade do povo português, que está sempre pronto para te receber de braços abertos.
Algarve: Como chegar
O ideal é chegar por Lisboa, capital portuguesa, e você consegue várias opções de voos diretos das principais capitais brasileiras até lá.
Embora existam opções de transporte público, como trens e ônibus, para se chegar até as principais cidades de Algarve, a viagem acaba ficando muito mais longa.
Por causa disso, a melhor forma de se chegar nas cidades do litoral em seu roteiro em Algarve, certamente, é de carro. Em cerca de 2h30m você chega até lá.
O carro é o meio de transporte mais interessante na região, porque além de te dar mais autonomia, facilitará seu deslocamento de uma cidade até outra.
E olha que serão muitas cidades. Isso, pois as praias não ficam todas em uma única cidade. Inclusive, vou deixar o link de um mapa que eu montei no google com os principais pontos para mostrar um pouco das distâncias para você.
Sem dúvida o ideal é já deixar seu carro reservado antes mesmo de sair do Brasil e a melhor forma de fazer isso é pelo site RentCars. Nesse site, você poderá fazer um comparativo entre as principais locadoras de veículos e garantir os melhores preços.
Inclusive, na minha viagem eu utilizei o RentCars para alugar um carro e selecionei a opção de pegá-lo no aeroporto de Lisboa.
Portanto, não perca tempo e faça uma cotação para o aluguel do seu veículo com o RentCars clicando nessa caixinha aqui embaixo.
Qual a melhor época para visitar a região?
Certamente se me perguntam, quando visitar a região do Algarve, digo que a melhor época para se fazer esse roteiro é o verão, pois o grande forte do turismo local são as praias.
No entanto, por ser uma época muito procurada, recomendo que você faça a reserva do hotel com antecedência para não correr riscos.
Ademais, separei algumas informações bem interessantes para você saber como fica a região durante algumas épocas do ano.
Algarve no verão:
Definitivamente, essa é a alta temporada no Algarve e a época que mais recomendada de se visitar a região. O período se estende julho a setembro.
Agosto é o mês mais lotado, pois é época de férias escolares na Europa, então se escolher esse mês, se prepare para enfrentar algumas filas e engarrafamentos.
Além disso, se for planejar seu roteiro no Algarve para essa época, certifique-se fazer todas as reservas com antecedência.
Sobretudo no verão a água fica um pouco mais quente e o banho de mar é mais agradável, mas ainda sim é bom te dizer que a água do Algarve é muuuuito gelada para os nossos padrões em todas as épocas do ano.
Algarve na primavera e no outono:
Essas são consideradas estações de transição. Na primavera você até conseguirá pegar tempo mais firme e temperaturas mais altas, mas isso não será o suficiente para aproveitar uma praia, pois a temperatura da água ainda estará bem fria.
Por outro lado, o outono é a estação onde as temperaturas começam a cair e os dias ficam mais nublados. Se mesmo no verão a água já é fria, imagine então no outono.
Algarve no inverno:
Principalmente por conta das chuvas e do frio, eu não recomendo que sua viagem ao Algarve seja nos meses de inverno, uma vez que você quase não conseguirá aproveitar o que a região tem de melhor a oferecer.
O que fazer em Algarve, Portugal?
Sem dúvida o grande carro chefe da região do Algarve, Portugal são as praias. São tantas as praias que o difícil na hora de montar seu roteiro Algarve será escolher qual delas visitar primeiro.
Mas, além disso, existem outros pontos interessantes pela região que vale a pena você incluir no seu roteiro de viagem. Vamos conhecê-los.
As praias :
Em primeiro lugar, não poderia deixar de falar das praias do Algarve. Quase todas elas são praias de falésia e possuem paredões de rocha incríveis (um cenário perfeito para fotos).
A saber, nos cerca de 200 km de litoral do Algarve existem mais de 100 praias, entre praias situadas nas zonas urbanas e aquelas mais escondidas e mais desertas.
Dá uma olhada nessa lista de praias por região que valem a pena você incluir no roteiro:
- Em Lagos: Ponta da Piedade; Praia Dona Ana; do Camilo; da Luz; dos Estudantes
- Em Albufeira: Praia da Coelha; da Falésia; São Rafael; da Galé
- Em Lagoa: Praia de Benagil; da Marinha; do Carvalho
- Em Portimão: Praia 3 irmãos; da Rocha; 3 Castelos
Já que te apresentei algumas das praias do Algarve, vou comentar um pouco mais sobre elas:
Praia Dona Ana:
Certamente essa primeira praia não pode ficar de fora do seu roteiro Algarve, pois possui um visual incrível por causa das imensas falésias!
Não é a toa que a Praia de Dona Ana está entre as 100 mais bonitas do mundo. Quando estive por lá em fiquei impressionada, não só com a beleza do local, mas também com a infraestrutura que eles oferecem aos turistas.
Antes de tudo, a Praia de Dona Ana fica em Lagos e na minha opinião ela é uma das melhores do litoral português. Suas águas calmas com um tom de azul maravilhoso são um convite para sentar na areia e aproveitar um dia de sol! Caso queira ainda é possível alugar espreguiçadeiras para ter mais conforto.
Por fim, antes que eu esqueça, da Praia de Dona Ana ainda saem passeios de barco para a Ponta da Piedade e outras grutas na região do litoral português.
Praia do Camilo:
Sua viagem em Portugal no Algarve não pode deixar de ter uma visita a Praia do Camilo.
Assim como a Praia de Dona Ana, também se localiza em Lagos e ambas ficam bem próximas. No entanto, para se chegar até a essa praia do litoral português é preciso uma certa dose de disposição para descer os cerca de 200 degraus até a praia.
Embora sua faixa de areia seja menor, a Praia do Camilo é igualmente bonita e não deve nada para as outras praias. Suas águas também são bem calmas sendo possível inclusive fazer um passeio de caiaque.
Ademais, caso queira almoçar pela região, o restaurante O Camilo fica no topo da escadaria que leva até a praia e oferece pratos de frutos do mar deliciosos!
Ponta da Piedade e Gruta de Benagil:
Sem dúvida a Ponta da Piedade e a Gruta do Benagil devem entrar no seu roteiro Algarve, pois são verdadeiros cartões postais do litoral português.
Antes de mais nada, a Ponta da Piedade é, na verdade, uma série de falésias com um tom de dourado que combinam perfeitamente com o azul esverdeado do mar de Algarve. Ademais, por possuir mar calmo, super recomendo a prática de esportes aquáticos por lá, como mergulho, caiaque e stand-up paddle.
Para se chegar até a Ponta da Piedade você pode escolher ir de carro, de barco ou de caiaque (embora eu ache que pelo mar é muito mais legal). Caso você vá por terra existe um farol antigo para explorar. Não deixe de admirar o pôr-do-sol, seja lá de cima das falésias, seja do mar.
A Gruta do Benagil, assim como as outras praias que já comentei até agora fazem parte de uma espécie de joia de um roteiro Algarve. Contudo, para se chegar até lá o acesso é apenas pelo mar.
Além disso, a gruta esconde uma pequena praia conhecida como Alagar de Benagil e para se chegar até a areia basta passar por uma das entradas que ficam na água. Também é possível ver o interior da Gruta de Benagil por cima, mas nada se compara em pegar um barco e explorar seu interior.
Praia da Marinha:
Na hora de montar seu roteiro para o Algarve, inclua um dia na Praia da Marinha! Ela é uma das praias do Algarve mais procurada pelos turistas e possui um visual de fazer inveja, com mar azul, areias brancas e falésias douradas belíssimas.
Igualmente bonitas são as pedras que ficam na praia e que mais parecem que foram esculpidas à mão! Provavelmente você até já viu a Praia da Marinha em algum lugar. Isso, pois essa praia já foi capa de diversos guias turísticos de viagem Algarve, por conta de sua beleza singular.
Ademais, a estrutura da praia também é excelente para os turistas, possuindo serviço de aluguel de guarda-sol e vários bares e restaurantes em sua orla para você saborear um prato típico de frutos do mar.
Praia dos Estudantes:
Fica em Lagos, com localização mais próxima do centro da cidade. Embora sua faixa de areia seja pequena, ela é uma praia ótima para se sentar e relaxar, pois o mar é bem calmo.
Por conta da sua proximidade do centro, na alta temporada recomendo chegar cedo para garantir um lugar bom na areia.
Por lá você encontra dois túneis esculpidos na rocha, sendo que um deles te leva à Praia do Batata, enquanto o outro te leva a uma enseada com uma passagem em forma de arco construída pelo homem.
Com toda certeza as praias são o grande cartão postal da região, mas existem diversos outros passeios em Algarve para você fazer e vou citar alguns deles aqui para você.
Cabo de São Vicente:
Localizado em Sagres (lugar onde havia a famosa escola de navegação portuguesa criada pelo Infante D. Henrique) o Cabo de São Vicente é uma antiga fortaleza romana com um farol.
Inegavelmente, ele é o ponto mais ao sudoeste de Portugal Algarve e de toda a Europa! Por causa de sua posição geográfica, devo dizer que o vento por lá é impiedoso. Então mesmo se tiver mais calor não deixe de levar um casaco, pois pode ser que você sinta frio.
Do Cabo de São Vicente é possível se observar toda a imensidão do Oceano e fiquei pensando como era na época que os portugueses se lançaram ao mar. Aliás, não deixe de admirar o pôr-do-sol lá no farol, pois é uma vista maravilhosa e com certeza renderá muitas fotos para seu álbum de viagem.
Você pode inclusive tirar umas duas ou três horinhas na sua viagem de Lisboa até Lagos para conhecer o Cabo de São Vicente. Como Sagres fica mais distante de Lagos, o ideal é já aproveitar para conhecer o farol e as falésias e para almoçar ou jantar por lá.
Zoomarine:
O Zoomarine é um parque aquático localizado em Albufeira. Se você está na região com a família, vale a pena se programar, pois ele foi considerado o melhor parque temático do Algarve, Portugal.
Além dos shows com golfinhos e outros animais marinhos, lá também é possível aproveitar toda a diversão do parque aquático e temático.
Porém, o parque só funciona entre os meses de março e novembro. Consulte o site do parque para saber os horários de funcionamento e os valores dos ingressos.
Centro histórico:
Por fim, depois de aproveitar bastante as praias, que tal dar uma volta pelo centro histórico das cidades do Algarve e conhecer um pouco mais da história local? Assim como outras cidades em Portugal o centro histórico sempre esconde algumas atrações bem legais que você deve incluir no seu roteiro Algarve.
O centro de Lagos, por exemplo possui um calçadão muito charmoso com diversas barraquinhas, lojinhas e restaurantes. Além disso, há várias construções históricas, como o forte antigo. À noite você encontra bastante agito pelas ruas de pedras portuguesas.
Por outro lado, o centro histórico de Albufeira é mais tradicional e possui diversas igrejas, como Igreja Matriz. Também conseguimos encontrar ótimos restaurantes especializados em frutos do mar.
Onde se hospedar
Agora que você já sabe como chegar, quando ir e o que fazer, vou te apresentar algumas sugestões de onde se hospedar em Algarve.
Na minha viagem preferi ficar hospedada em Lagos, pois ao pesquisar percebi que ela era a cidade mais central e com melhor estrutura. Em síntese, Lagos foi a base do meu roteiro Algarve.
Não que nas outras cidades não haja bons hotéis, mas na minha opinião, em Lagos encontramos o melhor custo benefício.
Dá uma olhada nessas opções de onde hospedar Algarve:
Inn Seventies (Classificação 8,2 no Booking.com)
A primeira opção de hospedagem é o Inn Seventies, que foi a minha escolha quando visitei o Algarve.
Localizado no centro de Lagos, o Inn Seventies oferece diversos estúdios super bem equipados e confortáveis e está no centro da cidade.
Apesar de possuir estacionamento, você não consegue chegar de carro até a exata localização do hotel. O estacionamento fica a uma quadra do hotel, então será preciso caminhar com as malas até lá.
O hotel conta com uma piscina ao ar livre no terraço que tem vista para o mar. Além disso, o café da manhã é servido diariamente no terraço do hotel.
Aqualuz Lagos Hotel & Apartments (Classificação 8,6 no Booking.com)
Como segunda opção, para quem deseja ficar pertinho da praia, indico o Aqualuz Lagos Hotel & Apartments.
Ele conta com uma excelente estrutura e você pode optar por quartos, estúdios ou apartamentos duplex. Esses dois últimos possuem cozinha totalmente equipada e sala de estar.
Somado a isso, o hotel conta com um restaurante no terraço com o melhor da culinária local, bar, piscina, spa e academia.
Solar de Mos (Classificação 9,1 no Booking.com)
Localizado em Lagos, em terceiro lugar, sugiro o Solar de Mos, que possui gerência famíliar .
Além dos quartos com estilo mais tradicional, você pode aproveitar as dependências que o hotel oferece, como piscina, jacuzzi, uma pequena academia.
O restaurante do hotel possui um cardápio tipicamente português e você provar todas as iguaria dessa terra maravilhosa.
Vila Gale Lagos (Classificação 8,5 no Booking.com)
E, por fim, minha última sugestão fica por conta do resort Vila Gale Lagos, localizado na beira praia.
As acomodações do Vila Gale são confortáveis e luxuosas e o hotel conta com uma infraestrutura muito completas com diversos restaurantes, piscinas e espaço para as crianças.
Há inúmeras outras opções de hospedagem na região, então eu vou deixar uma caixinha aqui embaixo para você pesquisar mais hotéis.
Roteiro Algarve: 2 dias, 3 dias, 4 dias:
Uma vez que você já tem várias dicas sobre o Algarve, agora vou te dar dicas de roteiros para que sua viagem ao litoral português seja inesquecível. Lembre-se que esse é apenas um guia para nortear sua viagem, então observe sempre a necessidade de se fazer alguma alteração.
Primeiro, sugiro que você tire 2 ou três horinhas para conhecer Sagre durante a viagem de Lisboa para Lagos. Em Sagres, você poderá conhecer o Cabo de São Vicente, região mais ao sudoeste da Europa. Conforme já disse anteriormente, lá você pode visitar o farol e observar as falésias.
Roteiro 2 dias
Primeiramente, se esse for seu caso, fatalmente você não vai conseguir fazer todos os passeios em Algarve que eu falei aqui, mas é possível conhecer pelo menos os mais importantes.
Com toda certeza Lagos não poderia ficar de fora da sua viagem ao Algarve. Passe o primeiro dia conhecendo as Praias de Dona Ana e do Camilo, afinal de contas são as mais famosas. Por fim, aproveite à noite em Lagos para passear pelo centro e experimentar a culinária local.
Para o segundo dia, indico que você aproveite para conhecer Ponta da Piedade e a Gruta de Benagil. Enfim, para quem tem um roteiro apertado, creio que a visita à Ponta da Piedade e à Gruta do Benagil fará esse segundo dia valer muito a pena. Alugue um baro, ou se preferir um caiaque e se aventure no mar assim como os portugueses faziam. Certamente você vai se apaixonar por esses lugares.
Se sobrar tempo, aproveite para visitar a Praia da Marinha.
Roteiro 3 dias:
Com toda a certeza, se você tiver um dia a mais, vai consegui conhecer um pouco mais dessa região tão bonita!
Sugiro que você vá para as praias do Camilo e dos Estudantes no primeiro dia e para a Ponta da Piedade e a Gruta de Benagil no segundo dia.
Para finalizar com chave de ouro, passe o terceiro dia conhecendo um dos maiores a praia da Marinha, um dos cartões postais do Algarve. Aprecie e tire muitas fotos nessa que é considerada uma das praias mais bonitas de Portugal.
Roteiro 4 dias:
Por fim, diria que 4 dias já é bem melhor para sua viagem Algarve. Sendo assim, o ideal para um roteiro de quatro dias é visitar as praias do Camilo e dos Estudantes no primeiro dia, a Ponta da Piedade e a Gruta de Benagil no segundo dia e a praia da Marinha no terceiro dia.
Para finalizar o roteiro de quatro dias no Algarve, que tal passear pelas ruas do centro histórico de Albufeira e aproveitar as praias por lá também? Caso sobre tempo é lá que você ainda conseguirá visitar o Zoomarine.
Malas prontas para o Algarve, Portugal?
E aí, gostou das dicas que eu trouxe para você do Algarve? Certamente você vai se apaixonar pelas praias e pelos belíssimos cenários assim como eu me apaixonei!
Se ficou alguma dúvida sobre a região, deixe seu comentário aqui embaixo que eu vou te responder com o maior prazer! Não deixe também de compartilhar sua experiência com a gente caso já tenha visitado Algarve, Portugal.