Roteiro Lisboa: como organizar sua viagem para a capital portuguesa

Esse post vai ser perfeito para você não apenas se você tem vontade de conhecer Lisboa, Portugal, mas também se está planejando a sua tão sonhada viagem para a capital portuguesa!

 

Isso, pois aqui eu reuni dicas para você organizar sua viagem para Lisboa, onde se hospedar e o que incluir no seu roteiro de viagem. Sem dúvida a capital portuguesa é uma terra incrível, repleta de história e cultura e cheia de lugares que vão te surpreender.

 

Então, se você quer conhecer tudo e mais um pouco sobre essa cidade maravilhosa, continua lendo que você já vai descobrir.

 

vista entardecer lisboa

 

Conhecendo mais sobre Lisboa

 

Lisboa foi construída às margens do rio Tejo em Portugal e é símbolo dos tempos áureos do bravo povo português. Isso, pois os portugueses são famosos por se lançarem ao mar em uma época em que pouco se conhecia sobre aquela vasta imensidão de água.

 

Inegavelmente, a história está por todo lugar em Lisboa, seja nas pedras portuguesas do calçamento das ruas, ou nas construções antigas que deixam a cidade ainda mais charmosa.

 

Certamente, quem visita a capital portuguesa vai encontrar muitos pontos turísticos que vão render muitas histórias para contar quando você retornar.

 

Principalmente se você estiver indo à Lisboa pela primeira vez, é importante que você faça um bom planejamento de viagem, pois a cidade é grande e são tantos pontos turísticos que você pode até ficar perdido (a) se não se planejar direitinho.

 

Ah! Não deixe de provar os pratos típicos da culinária portuguesa. Afinal de contas, ir a Portugal e não experimentar o famoso pastel de Belém é o mesmo que vir ao Brasil e não provar a clássica feijoada.

 

Mas pode deixar que vou dar te dicas para ajudar a organizar seu roteiro. Vamos lá!

 

Como chegar em Lisboa

 

Antes de mais nada, você encontra voos diretos para a capital portuguesa saindo de diversas capitais brasileiras, como São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Natal, Salvador, Porto Alegre, entre outras.

 

O aeroporto fica relativamente próximo ao centro da cidade, então você pode chegar até o centro pegando um Uber, utilizando o transporte público ou até mesmo alugando um carro (eu sempre utilizo o site RentCars).

 

Para conhecer Lisboa o carro não é tão necessário, então aconselho que você alugue o carro apenas para ir para outros lugares, como o Algarve ou para fazer bate e volta nos arredores.

 

Enfim, você não terá grandes problemas para chegar até o centro da cidade, que é onde fica a maioria dos pontos turísticos que você vai querer incluir no seu roteiro e os melhores hotéis onde se hospedar em uma viagem para Lisboa, Portugal.

 

Quando visitar Lisboa?

 

Muita gente tem dúvida de quando visitar Lisboa, então vou comentar com vocês um pouco sobre cada época do ano na capital portuguesa.

 

Em virtude de sua posição geográfica, Lisboa é uma cidade muito agradável de se visitar o ano inteiro, no entanto, durante a primavera e o outono as temperaturas são mais agradáveis e não costuma chover tanto.

 

Por outro lado, no verão as temperaturas são mais elevadas e é a altíssima temporada na capital portuguesa. Isso, pois a cidade recebe um fluxo bem maior de turistas, o que ocasiona um aumento do preço de hospedagem, restaurantes e lojas no geral.

 

Além disso, se você estiver planejando conhecer a capital portuguesa durante a alta temporada, certifique-se de reservar seu hotel com antecedência,

 

Por fim, pensando no melhor período do ano para visitar Lisboa, saiba que sua viagem pode sair mais barata entre novembro e fevereiro, pois é baixa temporada. Mas esses são os meses de inverno, em que chove mais e escurece mais cedo.

 

Roteiro de viagem para Lisboa: o que visitar em 2 ou 3 dias na capital portuguesa

 

Como eu disse anteriormente, Lisboa é uma cidade muito agradável e cheia de atrações incríveis. Exatamente por isso, vou listar para você algumas atrações que eu considero imperdíveis para você incluir no seu roteiro de viagem para Lisboa.

 

De acordo com o número de dias que você tiver separado para Lisboa você conseguirá visitar os pontos turísticos com mais calma ou até visitar mais atrações. Claro que estou falando apenas em dias que você irá separar para visitar Lisboa. A capital portuguesa possui atrações lindas nos seus arredores que você pode conhecer fazendo bate e volta; vou falar sobre todas elas no próximo post.

 

Portanto, se o seu roteiro for de dois dias em Lisboa, eu visitaria no primeiro dia a região de Belém: Torre de Belém, Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos. No segundo dia, a Rua Augusta, a Avenida Liberdade, o Elevador de Santa Justa, o Bairro Alfama e a Baixa, o Chiado, o Bairro Alto e o Cais do Sodré. Com certeza esse segundo dia ia ficar meio corrido, mas não ia conseguir ir até lá e não visitar todos esses pontos.

 

Mas, se fosse um roteiro de três dias em Lisboa, eu dividiria o segundo dia em dois e incluiria o Castelo de São Jorge em um dos dois.

 

01 – Torre de Belém

 

Sem dúvida, é um dos pontos turísticos mais famosos de Lisboa! Com mais de 500 anos, a Torre de Belém já desde foi prisão, até farol e alfândega.

 

Assim como o Padrão dos Descobrimentos e o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém não fica exatamente no centro histórico da capital portuguesa. Mas vale a pena separar um dos seus dias para conhecer a região. Tenho certeza de que você ficará impressionado com a beleza da construção e vai tirar várias fotos!

 

Ah! E uma dica bem legal! No primeiro domingo de cada mês a entrada da Torre é gratuita.

 

Torre de Belém
Torre de Belém

 

02 – Padrão dos Descobrimentos

 

Logo após visitarmos a Torre de Belém, fomos até o Monumento dos Descobrimentos. Com 56 metros de altura, o Padrão dos Descobrimentos retrata 32 figuras da história dos descobrimentos, como desbravadores, escritores, pintores, bem como missionários.

 

No topo do monumento, há um mirante de onde você poderá avistar o Mosteiro dos Jerónimos, a Torre de Belém, o Tejo, além de muitos outros pontos turísticos da região.

 

Padrão dos Descobrimentos
Padrão dos Descobrimentos

 

03 – Mosteiro dos Jerónimos

 

Essa belíssima construção é outro ponto que você não deve deixar de conhecer em uma viagem para Lisboa, Portugal. Além do mosteiro, você também pode incluir no seu roteiro a Igreja de Santa Maria de Belém e os túmulos de Luís de Camões e Vasco da Gama.

 

Mosteiro dos Jerônimos belém lisboa
Mosteiro dos Jerónimos

 

Não sei se você sabe, mas foi no Mosteiro dos Jerónimos que a receita original desse doce surgiu.

 

Os trabalhadores do Mosteiro dos Jerónimos decidiram iniciar a venda de pastéis de Belém no mesmo local onde hoje fica a loja dos Pastéis de Belém porque os mosteiros e conventos de Portugal foram fechados.

 

Portanto, não deixe de passar pela famosa confeitaria Pastéis de Belém depois de conhecer o mosteiro para provar a versão original do doce português mais famoso!

 

Certamente o sabor do pastel de lá era diferente dos outros que eu provei: o creme é menos doce e a massa mais crocante.

 

Pastéis de Belém receita legítima
Pastéis de Belém

 

04 – Rua Augusta

 

Nessa rua exclusiva para pedestres você vai encontrar vários bares, restaurantes, bem como várias lojas de grife.

 

É a rua mais famosa de Lisboa, não só por ligar as duas praças importantes da cidade: a Praça do Comércio e a do Rossio, como também por por seu belíssimo arco.

 

Arco Rua Augusta
Arco Rua Augusta

 

05 – Bairro Alfama

 

Certamente essa é a região mais antiga de Lisboa, Portugal e andar pelas ruas estreitas do bairro Alfama é fazer uma viagem ao passado, observando toda a arquitetura com influência moura.

 

Além disso, Alfama também é famosa por ser o berço do fado, gênero musical tipicamente português.

 

06 – Baixa, Chiado, Bairro Alto e Cais do Sodré

 

Os principais pontos turísticos estão localizados no centro histórico de Lisboa, ou seja, nos bairros Chiado, Baixa e Bairro Alto.

 

O Bairro Chiado é o reduto da boêmia lusitana. Aliás, lá você encontrará bares, restaurantes e cafés que servem o melhor da culinária portuguesa e muitos artistas.

 

Ah! E se, eventualmente, você pretende trazer alguns vinhos na mala, não deixe de incluir a visita à Garrafeira Nacional, localizada na Baixa, em seu roteiro de de viagem para Lisboa. Aliás, quando estive em Lisboa comprei alguns vinhos lá e eles me entregaram as garrafas diretamente no hotel.

 

Mas, se você nunca trouxe vinhos em uma viagem deixo aqui uma dica: basta embrulhar as garrafas em fraldas e depois colocá-las dentro de sacos plásticos do meio das roupas que você vai despachar.

 

A região do Cais do Sodré, por sua vez, já foi bem esquecida, mas passou por uma grande revitalização e hoje o local com a noite mais agitada da capital portuguesa.

 

07 – Avenida Liberdade

 

Já ouviu falar na Champs Élysées em Paris? Pergunto isso, pois a Avenida Liberdade é a versão portuguesa dessa icônica avenida parisiense.

 

Suas ruas arborizadas são um convite para uma caminhada, enquanto você olha as vitrines das lojas de grife e quem sabe até compra algum item.

 

Porém, você não encontra só lojas na Avenida Liberdade, lá estão restaurantes famosíssimos, que certamente valem uma economia a mais para ter a oportunidade de conhecer a alta gastronomia portuguesa.

 

08 – Elevador de Santa Justa

 

Com o Elevador de Santa Justa, finalizo meu TOP 10 dos lugares que você não pode deixar de visitar em Lisboa, Portugal.

 

elevador de santa justa
Elevador de Santa Justa

 

Esse elevador de 45m foi construído em 1902 principalmente para facilitar o trânsito de pessoas entre a parte alta e baixa da cidade. Além disso, no seu topo você encontrará um terraço com uma vista privilegiada da cidade.

 

Vista do alto do Elevador de Santa Justa
Vista do alto do Elevador de Santa Justa

 

09 – Castelo de São Jorge

 

O Castelo de São Jorge é outro ponto turístico que você não pode deixar de fota do seu roteiro de de viagem para Lisboa. Localizado no alto da cidade, ele foi construído para que a população ficasse protegida.

 

Certamente você vai precisar de disposição para percorrer toda a extensão do castelo com suas muitas escadas, mas a recompensa no final é sensacional!

 

Lá de cima é possível ter uma bela visão maravilhosa de toda a cidade e à noite ele fica ainda mais bonito todo iluminado.

 

10 – Museus

 

Já que a capital está repleta de História, se você busca o que incluir no seu roteiro de viagem para Lisboa, minha dica é conhecer os muitos museus da cidade. No entanto, essa dica só vale se você gostar muito de museus ou se o seu roteiro de de viagem para Lisboa tiver pelo menos 5 dias.

 

Os mais famosos são o Museu Calouste Gulbekian, o Museu Nacional do Coche, o Museu Nacional do Azulejo, bem como o Museu do Fado.

 

A dica para conhecer esses museus gastando bem pouco é adquirir o Lisboa Card, mas eu falarei dele mais adiante.

 

Onde se hospedar em sua viagem para Lisboa

 

Acima de tudo, é importante para o turista estar bem localizado.

 

Então, quando for escolher seu hotel, leve em consideração a localização. Por isso, separei algumas opções para vocês saberem onde se hospedar em sua viagem para Lisboa:

 

HF Fênix Lisboa

 

Localizado no centro de Lisboa, bem na região de Marques de Pombal, o HF Fênix é, sem dúvida, uma excelente opção de onde se hospedar na capital portuguesa.

 

O hotel fica em uma avenida bem movimentada, mas seu sossego é garantido pelo isolamento acústico dos quartos.

 

Se hospedando lá, você estará do lado uma estação do metrô, facilitando, assim, sua locomoção. A saber, o hotel possui classificação 8,6 no Booking.com.

 

Aliás, foi nesse hotel que me hospedei na minha viagem para Lisboa, Portugal. Super indico!

 

My Story Hotel Tejo

 

Sem dúvida, se você que busca onde se hospedar em para Lisboa com ótimo custo x benefício o My Story Hotel Tejo é uma excelente opção. Isso, pois fica localizado na região da Baixa, num belíssimo prédio histórico bem no centro da capital lusitana.

 

Além disso, os quartos são ótimos e têm um certo ar vintage que dá todo um charme ao local.

 

Por fim, ele possui classificação 9,1 no Booking.com.

 

Hotel Mundial

 

Com toda a certeza, o Hotel Mundial vai agradar até os clientes mais exigentes que estejam procurando um local para se hospedar em Lisboa, pois suas acomodações são requintadas e muito boas.

 

Além disso, ele fica a apenas dois minutos da Praça do Rossio, perto de diversas atrações.

 

Sua classificação no Booking.com é 8,5.

 

Sunset Destination Hostel

 

Embora seja um hostel, o Sunset Destination conta com ótimas acomodações onde se hospedar numa viagem para Lisboa, Portugal inclusive com banheiro privativo.

 

Aliás, Lisboa possui ótimos hostels premiados internacionalmente, então vale a pena conhecer esse tipo de hospedagem.

 

Certamente o clima descontraído e o belíssimo terraço com vista para o Rio Tejo fazem do Sunset Destination uma acomodação bem legal.

 

Além disso, esse hotel fica na região do Cais do Sodré e possui classificação 9,0 no Booking.com.

 

É claro que existem muitas outras opções mais para você escolher onde se hospedar em Lisboa, então eu vou deixar uma caixinha aqui embaixo para você pesquisar mais hotéis pela região.

Booking.com

 

Dicas finais sobre Lisboa

 

Enfim, estamos chegando ao final desse post, mas ainda tenho umas dicas bem legais para sua viagem à Lisboa, Portugal ser ainda melhor.

 

Seguro viagem: para esse roteiro, não só o seguro viagem é obrigatório, como também vai deixar sua viagem mais segura.

 

Lisboa Card: é um cartão que você pode comprar por um período de 24, 48 ou 72h e ele te dá acesso gratuito ou com desconto a todas os pontos turísticos da capital portuguesa e entrada gratuita no sistema de transporte. Você pode comprá-lo pela internet: o Lisboa Card custa 42 euros para três dias, o que certamente representará uma enorme economia se você for pensar no quanto gasta com entradas e transportes.

 

Espero que você tenha gostado das dicas que eu separei para você sobre Lisboa. Mas, se ficou alguma dúvida ou se você tem alguma sugestão, não deixe de comentar aqui embaixo.

 

E se você quer mais dicas de viagens, conheça meu perfil no Instagram, pois lá estou sempre compartilhando coisas novas. Meu perfil é o @leydsviaja.

 

 

Descontos para sua viagem

1 comments

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

LeydsViaja

Dicas e experiências de viagens

Close