Vai viajar para outro país e está pensando no que você deve comprar antes que o grande dia chegue? Pois saiba que o seguro viagem é um item que jamais deve faltar no seu checklist de viagem.
Antes de tudo, vamos falar sobre os países sua contratação é obrigatória.
Quer saber mais? Então continue lendo este artigo.
Seguro viagem é necessário?
Por mais que o seguro viagem seja obrigatório em determinados países, sua importância vai além disso. Isso, porque garante sua cobertura caso aconteça algum imprevisto durante a sua viagem.
Há diversos tipos de coberturas, como por exemplo as decorrentes de cancelamento da viagem, de extravio de bagagem, além de despesas médicas e hospitalares.
Sem dúvida, não viajamos pensando que algo ruim vai acontecer, mas uma dose de precaução nunca é demais.
Caso ocorra um acidente durante sua viagem e você precise ir a um hospital, a seguradora irá cobrir as despesas e assim você evita gastos desnecessários e dores de cabeça.
Ou, ainda, se você tiver contratado um seguro e sua bagagem for extraviada, a seguradora pode, por exemplo, agilizar a devolução da sua bagagem ou até te reembolsar.
Além disso, se você compra uma viagem e na última hora não consegue ir em razão de algum motivo, você poderá receber o reembolso das despesas não reembolsáveis até o limite contratado.
Portanto, o seguro viagem não é um item qualquer. Em outras palavras, com ele sua viagem fica muito mais tranquila e segura.
Então não pense duas vezes. Se for viajar, não deixe de contratá-lo.
Países onde o seguro viagem é obrigatório
Uma vez que você sabe a importância de um seguro viagem, vou te falar um pouquinho sobre os países em que sua contratação é obrigatória. Logo em seguida, vou falar um pouco sobre como contrata-lo de forma rápida e segura.
Vamos lá!
Europa
Na maioria dos países da Europa o seguro viagem internacional é obrigatório e isso é uma consequência da assinatura do Tratado de Schengen.
De acordo com o site oficial da Comissão Européia (European Commission), 26 países fazem parte do Tratado de Schengen, são eles: Alemanha, Áustria, Bélgica, Dinamarca, Eslováquia, Eslovênia, Espanha, Estônia, Finlândia, França, Grécia, Holanda, Hungria, Islândia, Itália, Letônia, Liechtenstein, Lituânia, Luxemburgo, Malta, Noruega, Polônia, Portugal, República Tcheca, Suécia, Suíça.
Outros países, como por exemplo a Croácia, a Romênia, a Bulgária e Chipre, ainda estão em fase de implantação.
Em razão do estabelecido no Acordo de Schengen, turistas que forem permanecer dentro do território europeu por até 90 dias não precisam de visto para entrar, no entanto é obrigatório o seguro viagem internacional, com uma apólice no valor de 30 mil euros para cobrir despesas médico-hospitalares.
Se na imigração pedirem para que você apresente os papéis do seguro e você não tiver, poderá ser deportado para o Brasil.
Estados Unidos
O seguro para uma viagem para os Estados Unidos é opcional. No entanto, já ressaltei a importância dele caso ocorra algum imprevisto, não é mesmo?
Eu não arriscaria uma viagem aos Estados Unidos sem um seguro, principalmente porque os gastos com saúde por lá são altíssimos.
América do Sul
Para entrar na maioria dos países da América do Sul, não é obrigatório o seguro viagem. No entanto, em dois países você vai precisar dele: Venezuela e Equador.
Na Venezuela, por exemplo, é exigida uma cobertura mínima de 40 mil dólares para despesas médico-hospitalares. No Equador, por outro lado, não existe cobertura mínima no seguro viagem para entrar no país.
Portanto, com exceção desses dois países, o seguro não é obrigatório na América do Sul.
Demais países
Por fim, fora os países participantes do acordo de Schengen e os que já citamos na América do Sul, em alguns outros países no mundo o seguro viagem é obrigatório.
Em Cuba, por exemplo, é exigido seguro no o valor mínimo de 10 mil dólares.
Além disso, para os turistas que desejam fazer intercâmbio na Austrália, é exigida a contratação do Overseas Student Health Cover.
Como contratar um seguro viagem
Toda vez que eu vou viajar pesquiso os valores no site da Real Seguro Viagem. Esse site possui uma ferramenta que permite comparar até quatro planos de diversas seguradoras ao mesmo tempo.
Para comprar é bem fácil, basta entrar no site da Real Seguro Viagem, incluir o cupom de desconto (LEYDSVIAJA) escolher o destino, bem como as datas e seus dados pessoais e clicar em “comparar”. Logo em seguida vão aparecer várias opções de apólices, daí basta você selecionar as que você quer ver melhor e clicar em “Comparar seguro”.
Viu como é fácil? E, para ficar melhor ainda dá uma olhada na surpresa que eu deixei para o final!
Certamente, melhor do que contratar um seguro viagem e viajar sem se preocupar com os imprevistos é contratar o seguro com desconto. E, utilizando o cupom LEYDSVIAJA no site Real Seguro Viagem você garante desconto na contratação do seu seguro.
Então se você está planejando sua próxima viagem vá correndo lá no site da Real Seguro Viagem e garanta esse desconto.
E aí, gostou de saber sobre onde o seguro viagem é obrigatório e a sua importância? Se você ainda tiver qualquer dúvida é só deixar um comentário aqui embaixo.
Quer mais dicas sobre viagens? Lá no meu Instagram, eu divido um pouco das minhas experiências de viagem, mergulho, gastronomia e fotografia com você! Se ainda não me segue, meu perfil é o @leydsviaja!
Excelente texto e muito bem explicado, o Seguro Viagem vai muito mais além de cuidados para com a saúde e, na minha opinião, deve ser utilizado em todos os tipos de viagem.
Muito obrigada! Sim eu também contrato sempre… Melhor prevenir, né>
Para quem viaja com criança, o seguro é mais do que um item obrigatório, não dá pra arriscar um imprevisto tão longe de casa né?! O investimento compensa a tranquilidade de saber que temos cobertura.
Nem precisava ser obrigatório em algumas hipóteses, né? todo mundo deveria fazer antes de viajar.
Ótimo post, explica muito bem a necessidade de um bom seguro de viagem. Afinal, a gente nunca quer que nada dê errado durante a viagem, mas se algo acontecer a melhor opção é estar bem coberto.
Muito obrigada! Realmente o seguro é um ponto essencial em qualquer viagem.. imprevistos acontecem, né?
Nunca viajei sem seguro viagem, e nunca viajarei, pois já precisei, e teria me dado MUITO MAL, se não tivesse contratado um seguro viagem..
Com certeza viajar sem seguro viagem é um risco que não vale a pena correr.. 😉
Adorei as informações. Não sabia de obrigatoriedade e alguns países citados. Acho fundamental contratar um seguro para viajar, não vale a pena correr riscos.
Com certeza o risco não vale a pena mesmo. E sempre temos que estar atentos às hipóteses em que é obigatório.
O seguro viagem é uma garantia de menor dor de cabeça em caso de algum problema, muito parecido com o de carro, fazemos para não usar, mas caso precise a resolução é mais fácil.
Realmente.. é algo que a gente contrata e não quer usar, né?
Esse conjunto de informações é super importante para todo viajante!! Ótimas e bem-vindas dicas!! E seguro viagem…não dá para viajar sem ele!!
Considero fundamental viajar com seguro de saúde. Uma dúvida que tenho é como saber quais seguros reembolsam mas você tem que pagar na hora do atendimento e quais seguros pagam as despesas médicas sem ser necessário vc pagar nada na hora. Quando viajamos não levamos muito dinheiro e fico preocupada com o preço dos atendimentos em outros países.