Sicília: como chegar, o que fazer, onde se hospedar e muito mais

Quer saber como chegar, onde se hospedar e sobre passeios incríveis que você pode fazer na sua viagem para a Sicília, Itália?

Sem dúvida a Sicília é uma região da Itália maravilhosa e que vale a pena ser conhecida. Seja em razão das belezas naturais, ou da arquitetura, ou da gastronomia, ou da cultura, com certeza você vai se apaixonar por esse destino assim como eu me apaixonei.

 

 

Fui para a Sicília em 2015 e fiquei 5 dias lá. Mas se puder fique mais dias por lá para ver tudo ou quase tudo o que a Sicília pode te oferecer.

 

Animado para conhecer as belezas dessa região? Então continue sua leitura para descobrir muito mais!

 

Conheça uma pouco mais sobre a Sicília

 

Antes de mais nada, é preciso que você saiba onde fica a Sicília no mapa da Itália. Ela é a maior ilha do Mediterrâneo e fica bem ao Sul da Itália. Costumam dizer, aliás, que a Sicília é a bolinha que a bota está equilibrando em seu pé.

 

Sua capital é Palermo e a região está dividida em nove províncias: Palermo, Agrigento, Caltanissetta, Catânia, Enna, Messina, Ragusa, Siracusa, Trapani.

 

Certamente o que mais me encanta na Sicília, Itália são as diversas influências culturais, fruto das muitas civilizações que por ali passaram. Por lá viveram gregos, fenícios, romanos, bizantinos, árabes e normandos e todos eles deixaram marcas que podemos admirar até os dias de hoje.

 

Todavia, a Sicília não é somente história. Isso, pois essa ilha também é marcada por belíssimas paisagens naturais, incluindo o vulcão Etna, o mais alto e mais ativo de toda a Europa.

 

E como não citar a culinária italiana? Todo mundo sabe que os pratos italianos estão entre os melhores do mundo, não é mesmo? Na Sicília, toda essa riqueza cultural se reflete na culinária local.

 

Aliás, a culinária de lá é considerada a melhor da Itália! Então não deixe de experimentar os pratos tradicionais sicilianos, como por exemplo a pasta alla norma e o canoli.

 

Portanto, história, cultura, culinária e paisagens maravilhosas transformam essa região em uma verdadeira joia do Mediterrâneo que não deve deixar de ser visitada pelo menos uma vez na vida.

 

Como chegar à região da Sicília, na Itália?

 

Conforme eu disse anteriormente, a ilha da Sicília fica ao sul da península italiana. Apesar de existirem aeroportos relativamente grandes na Sicília, não há voos diretos do Brasil.

 

Saindo do Brasil:

 

Em primeiro lugar, se você está planejando sua viagem para Sicília, Itália e vai sair aqui do Brasil, saiba que você deverá fazer pelo menos uma conexão até chegar ao seu destino final.

 

Partindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, a Alitalia opera voos com escala em Roma e destino final Catania ou Palermo. No entanto, existem outras companhias como a TAP, Air Europa, Latam, Air France, entre outras que também operam o trecho, porém com mais conexões.

 

Saindo da Europa:

 

Se você já estiver em viagem pela Itália, ou outras regiões da Europa certamente você conseguirá mais opções de voos. Alguns até direto, como por exemplo, partindo de Roma, Malta e outras regiões.

 

Aliás, esse foi meu caso: estava fazendo uma viagem para Barcelona, Sicília e Malta, então meu voo para Catância saiu de Barcelona.

 

E aqui já deixo mais uma dica: se você emitir trechos internos separadamente, fique atento quanto ao limite de bagagem, pois nos trechos internos este limite é bem menor.

 

Se locomovendo pela Sicília:

 

Em contraste com diversas partes da Europa, onde o sistema de transportes é muito eficiente, o sistema de transportes da Sicília não é muito eficiente.

 

Isso, pois, infelizmente, nem o sistema de ônibus ou o de trens atende bem os moradores ou turistas. Na verdade, talvez este seja o calcanhar de Aquiles da Sicília.

 

Por conseguinte, a melhor forma de se locomover na Sicília, Itália, na minha opinião, é alugando um carro.

 

Sem dúvida o carro te dá muito mais liberdade e autonomia de circular pelas cidades e você quem decide que horas que sair ou voltar.

 

Nesse sentido, a melhor coisa a se fazer é já deixar seu carro reservado quando estiver planejando sua viagem para não correr riscos quando chegar ao seu destino. Eu sempre utilizo o site RentCars para alugar os veículos nas minhas viagens e adoro.

 

A melhor coisa sobre o RentCars é que ao invés de ficar procurando no site de cada locadora individualmente, aqui você consegue comparar preços de diversas locadoras ao mesmo tempo, além de garantir o melhor preço e ótimos descontos.

 

Qual é a melhor época do ano para conhecer a Sicília?

 

Antes de tudo, muita gente me pergunta qual é a melhor época para se conhecer a Sicília, Itália. Apesar de parecer que uma viagem à Sicília é uma boa ideia para qualquer época do ano em razão do clima mediterrâneo, eu particularmente recomendo uma viagem para lá no final da primavera ou no início do outono.

 

Com o intuito de te ajudar vou te explicar um pouco do clima na região em cada época do ano. Olha só:

 

O verão:

 

Por conta da proximidade do continente africano, eu diria que o verão não é a melhor época para se visitar a região. Isso, em virtude das altas temperaturas (não que nós aqui no Brasil não estejamos acostumados com altas temperaturas no verão), e porque o ar fica muito seco, o que pode acabar te incomodando.

 

O inverno:

 

Diferentemente do inverno na maioria da Europa, que possui temperaturas congelantes, na Sicília você não corre esse risco. Porém, não deixe de levar o casaco, pois as temperaturas ainda são baixas para os nossos parâmetros.

 

Embora seja possível conhecer a região nessa época, não seria a minha favorita, pois você já vai ver que a primavera e o outono são muito melhores.

 

Primavera e Outono:

 

Certamente, essas são as melhores épocas do ano para se conhecer a Sicília, Itália. O início da primavera e o final do outono farão com que você aproveite ao máximo sua viagem.

 

Além das temperaturas mais agradáveis, os locais estão mais vazios do que no verão (lembre-se de que por ser uma região de praia, no verão os europeus partem para a Sicília em busca de sol e diversão então acaba ficando tudo lotado e mais caro).

 

Agora que você já sabe como chegar e qual a melhor época do ano para se visitar a região, continue lendo para descobrir o que há de tão especial para se fazer por lá.

 

O que fazer na região da Sicília?

 

De fato, existem muitos lugares para ver e visitar na Sicília, Itália. A ilha é bem grande, mas, se você se organizar direitinho com um ou mais de um destino como base e fizer passeios de bate e volta de um dia vai conseguir conhecer vários lugares, como eu fiz em minha viagem para lá.

 

Dessa forma, separei alguns lugares imperdíveis nessa bela ilha do Mediterrâneo que você deve incluir no seu roteiro de viagem:

 

Taormina:

 

Primeiramente, me hospedei em Taormina, uma cidade localizada no topo de uma colina na costa leste da Sicília. Na região de Taormina, não pode faltar no seu roteiro:

 

Teatro Grego: esse é um dos pontos turísticos mais procurados de Taormina. Possuía capacidade para cerca de 5000 pessoas e te impressionará não só pela história, mas também pela vista panorâmica da região.

 

Isola Bella: reserva natural desde 1998, Isola Bella é uma pequena ilha que você precisa conhecer em uma viagem para a Sicília. Ela pertenceu a Ferdinando I di Borbone e você pode chegar até lá ou caminhando ou de carro. Nessa ilha você pode desde curtir a praia, ou mergulhar ou até mesmo fazer passeios de barco.

 

Isola Bella sicília itália
Isola Bella

 

Villa Comunale: é o jardim público de Taormina e um refúgio para quem quer relaxar, pois está repleto de árvores e pássaros cantando. Além disso, é perfeito para um piquenique e de lá a vista da cidade é linda!

 

Piazza del Duomo: na praça central de Taormina você encontra a Catedral de São Nicolau. Sem dúvida, é o lugar perfeito para sentar em um dos restaurantes e aproveitar o movimento.

 

Piazza IX Aprile: certamente oferece uma das melhores vistas de Taormina e dos arredores. Assim, além da vista privilegiada do Etna, você vai ter o cenário perfeito para muitas fotos.

 

Corso Umberto: principal rua de Taormina e de fato mais parece um shopping a céu aberto por conta das lojas, restaurantes e bares. Podemos dizer que aqui é onde tudo acontece. Um ponto bem legal de fotos em Corso Umberto é o Vicolo Stretto, um bequinho muito estreito que mal dá para passar uma pessoa.

 

Taormina
Taormina

 

Etna:

 

Um dos grandes cartões postais da Sicília é o Vulcão Etna e você pode visitá-lo por conta própria ou com excursões guiadas. Inclusive, eu fiz uma dessas excursões, pois estava em Taormina não queria dirigir até lá.

 

A saber, o Etna é o vulcão mais ativo da Europa e um dos mais altos do mundo! Do alto dos seus 3343m de altitude, o Etna conta com cerca de 700 cones secundários de saída de lava dentro de sua cratera principal. Com efeito, sua explosão de fevereiro de 2017 chegou a interromper o tráfego aéreo na Europa por conta das cinzas expelidas.

 

Uma vez que você decida contratar uma excursão guiada, saiba que é possível escolher entre o passeio que vai até as crateras Silvestri (a 2000m de altitude), que estão inativas há mais de 100 anos, ou escolher a opção mais radical (que foi a que eu escolhi) e subir até 2900m de altitude para observar as crateras ativas.

 

Mas, se você escolher a segunda opção, como foi o meu caso, você deverá pegar um teleférico e um veículo off-road até a região das crateras ativas.

 

Chegando ao topo do Etna, a vista é incrível e você ficará impressionado como a natureza é poderosa. No entanto, não se esqueça de usar calçados e roupas adequadas, pois no alto desse vulcão as temperaturas são baixas.

 

Etna, sicília, itália
Etna

 

Ilhas Eólias:

 

As Ilhas Eólias compõem um arquipélago no mar Tirreno, ao norte da Sicília. Em 2000, esse arquipélago foi incluído dentre os Patrimônios Mundiais da UNESCO. Antes de tudo, você deverá pegar um barco em direção às Ilhas Eólias em Milazzo. Logo após chegar lá, opções de coisas para fazer não faltam.

 

Lipari é a maior das ilhas e onde encontramos a maior parte das atrações. Certamente você vai se encantar com a coloração da água da Spiaggia Bianca, uma das praias mais lindas que já vi na vida. Isso, pois a combinação do branco das pedras pomes e da água azul turquesa do mar deixa o visual como um todo ainda mais encantador.

 

Ademais, nessa ilha está localizado o Castelo de Lipari, que foi construído para ser uma fortaleza e o Museu Arqueológico. Aliás, anda em Lipari, conheci um prato típico siciliano que amei, a pasta alla norma, feita com macarrão, berinjela frita, tomate e manjericão.

 

Surpreendentemente, cada ilha possui uma característica marcante própria. Só para exemplificar, se Lipari é conhecida por ser a ilha mais agitada, os amantes de vinho não podem deixar de conhecer Salina.

 

Além disso, as Ilhas Eólias abrigam diversos vulcões e um deles, o Stromboli ainda se encontra em atividade.

E, por fim, por conta da sua natureza vulcânica, Vulcano possui banhos de águas sulfurosas com propriedades medicinais ótimas e diversos produtos à base de enxofre para você comprar (eles são uma ótima sugestão de lembrancinhas para trazer para os familiares e amigos).

 

Certamente, as Ilhas Eólias estão repletas de surpresas para você desbravar!

 

Ilhas Eólias
Ilhas Eólias

 

Ilhas Eólias
Ilhas Eólias

 

Siracusa e Ortigia:

 

Já no lado leste da ilha da Sicília encontramos a cidade de Siracusa e a pequena ilha de Ortigia. Siracusa é uma cidade costeira com muita história. E Ortigia é, na verdade, o centro histórico de Siracusa.

 

Decerto, lá existem muitos lugares que valem a pena você incluir no seu roteiro.

 

Principais pontos turísticos

 

Fonte Aretusa: localizada no lado oeste de Ortigia, ela é bem famosa na cidade e foi construída em virtude da lenda de Aretusa. Isso, pois, segundo a lenda, Aretusa foi transformada em fonte pela deus Artêmis para salvá-la do deus Alfeu.

 

Zeus, porém, com pena de Alfeu, transformou-o em um rio para que ele pudesse se unir à sua amada. De fato, esse rio deságua em Siracusa, justamente na fonte, onde, hoje brota um grande papiro.

 

Fonte Aretusa
Fonte Aretusa

 

Piazza del Duomo: é a principal praça da cidade e o que mais chama a atenção são as construções todas brancas, incluindo a belíssima Catedral de Siracusa em estilo barroco, a prefeitura , o Palácio do Arcebispo, bem como muitas outras construções históricas.

 

Fonte de Diana (Artêmis): essa fonte fica ao lado da Piazza del Duomo e representa todo o sofrimento de Aretusa ao fugir de Alfeu. Sem dúvida vale a pena uma parada por lá para tirar algumas fotos para seu álbum de viagem.

 

fonte de diana
Fonte de Diana

 

Teatro Grego de Siracusa: maravilha do mundo antigo, o Teatro de Siracusa já foi o maior teatro do mundo e acomodava até 20.000 pessoas. Ele se encontra no Parque Arqueológico de Neápolis, na parte moderna de Siracusa. Com toda a certeza você ficará impressionado com a grandiosidade dessa construção.

 

Teatro Grego Siracusa
Teatro Grego Siracusa

 

Anfiteatro Romano: outro grande monumento, o Anfiteatro Romano era um dos maiores da Itália, onde aconteciam as memoráveis lutas entre os gladiadores e os animais selvagens. Além disso, impressiona por ter sido praticamente todo esculpido na pedra.

 

Orelha de Dionísio: é uma gruta de pedra calcária em formato de orelha humana que se tornou famosa por causa de sua acústica perfeita! A história conta que o tirano de Siracusa se escondia em um barranco para ouvir o que seus inimigos que estavam trancados na caverna conversavam. Lá dentro você fica impressionado com o eco que se forma.

 

Orelha de Dionísio, Sicília, Itália
Orelha de Dionísio

 

Castelmola:

 

No trajeto entre Catania e o Taormina está localizada a vila medieval de Castelmola, um local que você precisa incluir no seu roteiro de viagem para Sicília, Itália. Isso, pois essa vila está a apenas 5km de Taormina e é simplesmente encantadora! Você consegue chegar até lá ou de carro, ou de táxi ou de ônibus.

 

Dica: Se você for de carro tome cuidado pois a estrada é cheia de curvas bem fechadas.

 

Sem dúvida você ficará impressionado com a conservação das casas e muralhas dessa pequena vila medieval que conta com apenas 1000 habitantes. Além disso, para quem gosta de presentinhos, a rua principal é repleta de lojinhas e de bons restaurantes com ótima comida.

 

Mas a grande surpresa de Castelmola é a vista de tirar o fôlego do Etna e do mar Jônico. Em dias de tempo bom você consegue ver até a costa da Calábria. De fato, um passeio imperdível!

 

Também no topo de Castelmola você se depara com as ruínas de um antigo castelo para explorar. Agora prepare suas pernas, já que você vai subir muitos degraus até chegar lá em cima, mas com certeza todo o esforço vale a pena.

 

Castelmola, sicília, Itália
Castelmola

 

Excursões e passeios na Sicília:

 

Antes de mais nada, lembro que uma excelente alternativa para quem não está de carro e não quer ficar dependendo do transporte público na Sicília (que como eu já citei deixa muito a desejar), é fazer excursões de um dia com algumas empresas que organizam passeios aos pontos turísticos da ilha.

 

Nessa minha viagem para a Sicília fiz três excursões com a empresa Etna Transporti. Em primeiro lugar fomos até o vulcão Etna e adoramos! Isso, pois chegamos até a as crateras ativas do vulcão, o que deixou a experiência ainda mais emocionante! Esse passeio custou 94 euros.

 

Também fizemos a excursão à Siracusa e Noto, que custou 45 euros e por fim a excursão à Lipari e Vulcano que teve um custo de 68 euros.

 

A grande vantagem desse tipo de serviço é que você não precisa se preocupar com rotas ou ingressos, pois a empresa cuida de todo o processo e você só precisa aproveitar a experiência. Além disso, você pode reservar todos os passeios pela internet.

 

Onde se hospedar na Sicília, Itália:

 

Apesar de Palermo ser a capital da Sicília, eu optei por me hospedar em Taormina. Isso, pois tinha mais interesse nas atrações localizadas na região de Catânia e por Taormina estar mais ser uma cidade estrutura para hospedagem, com diversos restaurantes maravilhosos.

 

Além disso, por estar localizada no alto, a hospedagem em Taormina garante uma vista deslumbrante e muitas fotos lindas!

 

Dá uma olhada nos hotéis que separei para você:

 

Hotel Victoria – Minha escolha (Nota 9,2 no Booking.com)

 

Em primeiro lugar, indico o hotel que fiquei hospedada em Taormina, o Hotel Victoria. Ele fica localizado no coração de Taormina e possui uma decoração clássica linda.

 

Um diferencial é que o Hotel Victoria possui gerência familiar, então você pode ter certeza de ter um atendimento personalizado. Além disso, você pode desfrutar de um típico café da manhã italiano no refeitório do hotel.

 

Hotel Villa Paradiso (Nota 8,4 no Booking.com)

 

Em segundo lugar, recomendo o Hotel Villa Paradiso, que possui uma vista de tirar o fôlego para a Baía de Naxos e o famoso Monte Etna. Caso você decida se hospedar lá, você pode escolher ou um quarto com vista para o mar, ou para o jardim ou para a cidade.

 

Para quem está viajando à dois, o restaurante do hotel, o Settimo Cielo, possui vista para o mar e conta com jantares à luz de vela, perfeito para o clima de romance. Além disso, o hotel também conta com um bar 24h, piscina, biblioteca e quadra de tênis para você aproveitar.

 

Hotel Taodomus (Nota 9,4 no Booking.com)

 

Em terceiro lugar, indico o Hotel Taodomus, um charmoso hotel-boutique localizado no centro de Taormina e que possui um terraço panorâmico com vista para a baía e para o Monte Etna. Com apenas 10 quartos, esse hotel te proporcionará uma estadia bem aconchegante e reservada.

 

O café da manhã é servido diariamente no terraço, mas você também pode optar por recebê-lo em seu quarto. Como você está no centro histórico, pode fazer vários passeios a pé.

 

Hotel Baia Azzurra (Nota 8,2 no Booking.com)

 

Com vista privilegiada para a Praia Rochosa, indico também o Hotel Baia Azzurra, que oferece uma boa relação custo x benefício para seus hóspedes.

 

Você pode saborear o que há de melhor na região em termos de gastronomia não só no café da manhã que é servido diariamente, mas também no almoço e no jantar no restaurante do hotel, que funciona no esquema à la carte.

 

Esse hotel fica um pouco mais afastado do centro de Taormina. São cerca de 5km até lá, mas você pode pegar o teleférico que está a apenas 20m do hotel e ir até o centro da cidade sem maiores problemas.

Vou inclusive deixar a caixinha aqui embaixo para você já aproveitar e fazer sua pesquisa.

Booking.com

 

Dicas finais para sua viagem à Sicília:

 

E aí, gostando das dicas até agora? Mas antes de terminar eu ainda tenho uma dica muito importante para você deixar sua viagem para a Sicília perfeita.

 

Seguro viagem internacional:

 

Impossível viajar para fora do Brasil sem o seguro viagem internacional, não é mesmo? Já mostrei a importância dele aqui no blog e além disso ele é obrigatório na sua viagem para a Sicília, pois a Itália é pais signatário do Acordo de Schengen.

 

Obviamente, ninguém quer que nada de ruim aconteça durante sua viagem, mas é sempre bom estar coberto e o seguro viagem vai fazer isso para você.

 

A melhor forma de se contratar um seguro viagem é através da Real Seguros Viagem. Isso, pois você consegue comparar até quatro apólices de companhias diferentes por vez, garantindo assim os melhores preços para seu seguro viagem.

 

Além disso, os leitores do blog tem desconto na contratação de seguro usando o cupom LEYDSVIAJA.

 

Chip internacional:

 

Por fim, viajar sem conexão com a internet nem pensar! Hoje em dia você não precisa mais ficar indo de loja em loja ou de restaurante em restaurante caçando sinal de wi-fi, que muitas vezes não é lá aquelas coisas, e que certamente faz com que você perca um tempo precioso da sua viagem.

 

A fim de evitar essa situação desagradável, você pode comprar o chip Europa da SimPremium.

 

Uma das maiores vantagens de comprar o chip da SimPremium é que você compra pela internet e recebe aí na sua casa. Além disso, utilizando o cupom leydsviaja você também garante 20% de desconto no valor final do seu chip.

 

Malas prontas para conhecer a Sicília, Itália?

 

Com toda a certeza sua viagem para a Sicília, Itália será inesquecível, assim como foi para mim. E com essas dicas maravilhosas que eu te passei nesse post vai ficar ainda mais fácil organizar essa viagem.

 

Caso tenha ficado alguma dúvida deixa seu comentário aqui embaixo que eu terei o maior prazer em ajudá-lo(a). Ah! E não deixe de conhecer meu Instagram, pois lá eu estou sempre compartilhando dicas super legais sobre viagens, gastronomia, fotografia e muito mais!

 

 

Descontos para sua viagem

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

LeydsViaja

Dicas e experiências de viagens

Close