Fernando de Noronha: o que fazer e onde ficar (Guia 2021)

Quer saber onde ficar, quais passeios fazer e restaurantes visitar em Fernando de Noronha? Então continue com a leitura desse artigo, que foi feito pensando em você!

Como você pôde perceber, na nossa primeira postagem, eu deixei bem claro o tamanho do meu carinho pelo lugar, e da minha vontade de sempre que puder, viajar para Fernando de Noronha.

 

Exatamente por considerar Noronha o meu lugar no mundo, eu decidi começar meu blog falando um pouco sobre a história e as praias desse paraíso.

 

Depois de quatro visitas, eu posso afirmar que viajar para Fernando de Noronha é o tipo de assunto que poderia me render inúmeros posts.

 

Além do mais, quanto mais eu falo de lá, mais eu sinto vontade de voltar. E algumas saudades são muito bem vindas, né?

 

 

Se você ainda não sabe quais as praias mais bonitas de Fernando de Noronha, suas características para passeios e práticas de esporte, leia meu primeiro post e entenda cada uma dessas referências.

 

Isso irá te deixar com mais curiosidade sobre Noronha, aumentando minhas chances de te convencer a visitar o lugar.

 

Viajar para Fernando de Noronha é uma realidade possível para todos?

 

Muito mais do que uma opção nas férias, viajar para Fernando de Noronha pode ser uma experiência incrível.

 

Mas, se nesse exato momento, você estiver afirmando que é impossível viajar para Fernando de Noronha por ser um destino muito caro, eu posso te afirmar exatamente o contrário.

 

Aqui no blog, eu vou falar sobre todas as viagens que eu já fiz e sobre as muitas que ainda farei, como uma maneira de ajudar quem deseja fazer o mesmo.

 

Eu vou te mostrar que com um pouquinho de planejamento, você também pode obter muitas memórias nacionais e internacionais de lugares espetaculares.

 

Então, respondendo ao título, sim, viajar para Fernando de Noronha é possível!

 

Quais passeios fazer ao viajar para Fernando de Noronha?

 

Agora que você já sabe como chegar, quando ir e quais taxas pagar quando viajar para Fernando de Noronha, essa é a hora de descobrir o que fazer durante essa viagem maravilhosa.

 

Passeio até a Praia do Atalaia – piscinas naturais

Um dos passeios mais procurados por quem vai viajar para Fernando de Noronha é o das trilhas para a Praia do Atalaia.

 

Lá na Praia do Atalaia, os recifes formam uma piscina natural que serve de berçário para os tubarões! Você teria coragem de nadar entre eles?

 

O mergulho só é possível na maré baixa, então fique atento à tábua de marés ao fazer seu agendamento. Você deve considerar, ainda, o tempo do percurso da trilha, para que consiga chegar nas piscinas naturais na maré baixa.

 

Lembro que o horário da tábua de marés é o horário em que a maré está mais baixa/alta naquela hora. Para ter uma margem, você pode considerar como baixa a hora que antecede e a posterior à mostrada na tábua de marés.

 

E, não se esqueça: para conseguir fazer esse mergulho, você deve levar a máscara e o snorkel na mochila; caso não tenha levado na viagem, não deixe de alugar no centrinho da ilha.

 

Para informações e soluções de dúvidas, acesse: https://www.parnanoronha.com.br/agendamento.

 

Existem duas trilhas para a Praia do Atalaia: uma longa, e outra mais curtinha. Apenas para a trilha mais longa é exigida a presença de um guia.

 

É legal falar também, que por se tratar de um passeio muito procurado, o ideal é procurar o ICMBio para fazer a reserva logo no primeiro dia da viagem.

Até hoje não fiz esse passeio, acreditam? Acabo me encantando pelo fundo do mar e não fazendo nenhuma das trilhas.

 

Passeios de barco em Fernando de Noronha

 

Os passeios de barco são muito válidos e fazem parte da beleza da viagem. Mas, você vai perceber quando viajar para Fernando de Noronha que os passeios de barco valem mais a pena se você estiver com tempo de sobra.

 

Eu estava com mais amigas e fechamos o passeio em uma lancha privativa. Passamos por várias praias durante o passeio.

 

O barco ancorou na Praia da Conceição e aproveitamos para nadar um pouco. Em seguida, foi servido um churrasco de peixe, enquanto entardecia. No fim do passeio, assistimos ao pôr do sol praticamente de frente para o Morro Dois Irmãos.

 

Ainda nesse passeio, fizemos snorkeling sendo puxadas pela planasub, uma prancha transparente que fica presa ao barco por uma corda. Adoramos a brincadeira e vimos o naufrágio do Porto, além vários peixes e arraias.

 

Viajar para Fernando de Noronha
Passeio de barco em Fernando de Noronha

 

Mergulho de cilindro em Fernando de Noronha

 

É claro, que não poderia faltar a opção de mergulho nessa viagem e em qualquer uma que isso seja possível.

 

Viajar para Fernando de Noronha e não mergulhar para mim é um desafio.

 

Mas, se você de nunca tiver feito mergulho de cilindro na vida, mas tiver alguma curiosidade, dê o primeiro passo! Mergulhar vai dar um novo sentido às suas viagens.

 

Comigo, é um caso sério de paixão pelo mergulho, né? Então sou suspeita para falar.

 

Todos os mergulhos que eu fiz em Fernando de Noronha, eu fechei com a Atlantis Divers. A Atlantis fica localizada ao lado da Igreja, na Vila dos Remédios .

 

Eles oferecem o mergulho de batismo, para quem não possui certificação de mergulho, além do mergulho credenciado.

 

Em Fernando de Noronha existem pontos de mergulho de todos os tipos. São vinte e um pontos de mergulho, que serão definidos de acordo com as condições do mar, bem como a limitação técnica e de profundidade dos mergulhadores.

 

A empresa All Angle, que trabalha em parceria com a Atlantis Divers, oferece o serviço de fotografia. Desce um fotógrafo junto com os mergulhadores, que tira várias fotos durante o mergulho.

 

Após o mergulho, você pode ver as fotos no stand da All Angle na loja da Atlantis, e, caso goste dos registros, comprar uma ou mais fotos.

 

Viajar para Fernando de Noronha
Mergulho em Fernando de Noronha

 

Onde assistir ao pôr do sol em Fernando de Noronha

 

Nada melhor do que assistir a um pôr do sol de tirar o fôlego, em um lugar incrível e com boa música.

 

Se você é do tipo que prefere só a beleza, vá para o Forte do Boldró, mas se também gosta de música ao vivo e DJ, escolha o Bar do Meio, onde o movimento não decepciona.

 

No forte do Boldró, localizado ao lado da Praia da Cacimba do Padre, você terá a vista do pôr do sol com o Morro Dois Irmãos ao fundo. Lá no forte está localizado um bar que abre no fim de tarde. Caso vá de táxi, já deixe combinado o horário de retorno com o motorista, pois pode ser que não tenha sinal de celular lá.

 

Por do sol visto do Forte do Boldró

 

Localizado na Praia do Meio, em Fernando de Noronha, o Bar do meio é um dos meus lugares preferidos para assistir ao pôr do sol na ilha. Além da vista espetacular, o bar conta com música ao vivo todos os dias. Ou seja, a animação por lá está sempre garantida.

 

 

Onde sair à noite em Fernando de Noronha

Para aproveitar a noite, você pode curtir o forró no Bar do Cachorro ou o samba de domingo no Muzenza.

 

O Bar do Cachorro é uma das baladas mais famosinhas da ilha, e tem programação com música ao vivo todos os dias. Lá vocês poderão ouvir samba, forró, maracatu, MPB e muito mais. O forró do Bar do Cachorro é um dos programas imperdíveis para quem vai viajar para Fernando de Noronha.

 

Mais conhecido como “pizzaria ao lado da igreja,” o Muzenza está localizado ao lado da igreja na Vila dos Remédios. A pizzaria ficou conhecida pelo samba aos domingos, depois da missa, animando a noite de Fernando de Noronha

 

Restaurantes para conhecer quando viajar para Fernando de Noronha

 

Para suas escolhas gastronômicas, eu trouxe algumas opções que atendem a perfis diversos de sabores e de valores também.

 

Afinal de contas, viajar para Fernando de Noronha não é só uma experiência maravilhosa visualmente falando, mexe também com o paladar!

 

Cacimba Bistrô (@cacimbanoronha)

 

O Cacimba Bistrô é um restaurante contemporâneo que explora as cores e sabores da culinária brasileira. É conhecido e famoso por seu pastel de lagosta e por sua caipi de siriguela.

 

Ele fica aberto para almoço e jantar e está localizado na Vila dos Remédios. Não há necessidade de fazer reservas, a não ser que você esteja num grupo grande ou queira garantir um espaço no lounge.

 

Pousada Zé Maria (@pousadazemarianoronha)

 

A Pousada Zé Maria oferece um famoso festival às quartas e sábados, e também a opção a la carte durante a semana. São diversas opções de peixes, paella, frutos do mar, dentre outras opções.

 

O festival pode ser considerado uma atração turística de Fernando de Noronha. Há quem diga que deixar de participar deste festival é como não visitar a Baía do Sancho.

 

Mergulhão (@mergulhaonoronha)

 

O restaurante Mergulhão está localizado na Praia do Porto, no alto de um morro e funciona de segunda a sábado, das 12 às 22 horas. Não é necessário fazer reservas, a não ser você queira uma mesinha mais na frente para assistir ao pôr do Sol.

 

Para os amantes do mergulho e/ou de boa comida, o restaurante é uma excelente escolha.

 

Conta com uma vista privilegiada para o Morro do Pico, e está em frente à Praia do Porto.

 

Para mim, um dos melhores da ilha, seja pela sua alta gastronomia, pelo ambiente ou por vista espetacular.

 

Viajar para Fernando de Noronha
Almoço no restaurante Mergulhão

 

Restaurante Xica da Silva (@xicadasilvanoronha)

 

O Restaurante Xica da Silva fica localizado na Floresta Nova.

 

Oferece opções para para todos os gostos, que vão desde massas à comida típica nordestina, peixes, frutos do mar e carnes.

 

Restaurante Varanda (@varandanoronha)

 

Localizado na Vila dos Trinta, o restaurante Varanda oferece opções de pratos típicos nordestinos e contemporâneos de frutos do mar, em espaço rústico e aconchegante.

 

Oferece comida a la carte no almoço e no jantar.

Se possível, peça uma mesa no fundo, pois de lá você pode avistar o mar.

 

Empório São Miguel

 

O restaurante Empório São Miguel abre de segunda-feira a sábado, das 12 às 23:30 horas e aos domingos, das 17 às 23:30 horas.

 

Durante o almoço, funciona como restaurante a quilo, e a noite, serve pratos a la carte.

 

É uma excelente opção de restaurante a quilo para o almoço. O restaurante oferece grande variedade de opções e o custo do quilo é de aproximadamente R$ 90,00,

 

Tapiocaria da Babalu

 

Fica localizada na Vila dos Remédios, e é uma excelente opção para comer bem e barato em Fernando de Noronha.

 

É uma lanchonete e serve tapiocas, sanduíches e porções. Possui opções de tapioca a partir de R$ 15,00.

 

Onde se hospedar quando viajar para Fernando de Noronha?

 

Eu vou te mostrar agora, algumas opções de hospedagem para que a sua viagem seja completa.

 

Afinal de contas, conhecer lugares novos é incrível, mas poder descansar com tranquilidade, enquanto recarrega as energias, é sensacional.

 

Então, se você deseja viajar para Fernando de Noronha e quer conhecer boas opções de hospedaria, confiras alguns nomes abaixo:

 

Pousada Lenda das Águas

 

Com café da manhã diverso, localização próxima do centro da cidade e dos restaurantes, a Pousada Lenda das Águas oferece diárias a partir de R$ 498,00 e se encontra a 800 metros da Praia do Cachorro. Me hospedei nessa pousada nas últimas duas vezes que estive em Fernando de Noronha.

 

Também oferece serviços de transfer e aluguel de bicicletas.

 

Pousada Atobá

 

A Pousada Atobá fica super bem localizada, a 1,3 km da Praia do Cachorro. Possui piscina, café da manhã super bem servido, e oferece quartos a partir de R$ 878,00.

 

Fiquei hospedada na pousada na primeira vez que estive em Noronha e ia caminhando para o centrinho.

Booking.com

 

Conclusão

 

No primeiro post sobre viajar para Fernando de Noronha, eu explico sobre o pagamento das taxas e principais meios de transporte.

 

Então, pensando nisso, eu decidi trazer algumas dicas para você, mas para entender melhor sobre o transporte, leia meu primeiro texto, ok?

 

  • Leve dinheiro, você nunca sabe o que pode acontecer. Numa das vezes que estive na ilha, por exemplo, o caixa 24 horas do aeroporto estava quebrado.

 

  • Ande de táxi, a não ser que você queira ter a facilidade de poder sair e voltar pra casa quando quiser, sem precisar esperar pelo táxi.

 

  • Planeje sua viagem com antecedência e adapte suas possibilidades e desejos

 

  • Aproveite cada segundo, pois tudo dessa viagem vale muito a pena!

 

Agora que você já conhece o ambiente e sabe o que fazer e onde ficar quando for viajar para Fernando de Noronha, comece a planejar sua viagem.

 

Ah, e se você quiser me acompanhar, eu posto tudo sobre as minhas viagens, dou dicas de mergulho, gastronomia, viagens e fotografia lá no Instagram. Se você quiser me seguir, é o @leyds.

 

Te espero lá!

 

Descontos para sua viagem

13 comments

  1. Esplêndido assistir este pôr do sol de Fernando de Noronha, nos 2 lugares, tanto no Bar do Meio, quanto no forte do Boldró, boas dicas!

  2. Que demais, quatro vezes vc ja foi? Com ctz vou deixar salvo, pretendo ir, é um sonho e sempre achei muito caro… vou aproveitar suas dicas e tentar me organzar e conhecer logo esse paraiso!

    1. Com certeza um dos meus destinos favoritos no Brasil e no mundo.. não é à toa que já fui tantas vezes, né? Vale a pena demais!!

  3. Adorei seu post! Noronha é um dos paraísos que quero conhecer e já tenho as informações de seu texto como norte! Adorei! Parabéns pelo blog!

    1. Mto obrigada!! Com certeza os dois posts vão ajudar um pouquinho.. Mas se tiver qualquer outra dúvida é só me mandar um direct ou um email através do formulário de contato do site.

  4. Adorei as suas dicas de Fernando de Noronha ! Nunca fui, não sei porque, é um daqueles destinos que a gente vai deixando e acaba demorando para ir! Mas quero reverter essa situação e ir logo! Com certeza vou pesquisar as suas dicas quando for me programar para ir!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Close

LeydsViaja

Dicas e experiências de viagens

Close