Escolher onde ficar em Paris pode ser uma decisão bem difícil. Isso porque apesar de Paris ser relativamente pequena, a oferta de hospedagens é enorme. Além disso, por ser uma das cidades mais turísticas do mundo, muitos hotéis podem cobrar preços exorbitantes sem oferecer um serviço à altura.
Outro ponto importante é estar bem localizado para facilitar a sua logística na hora de conhecer as principais atrações de Paris. Por isso, além dos hotéis, eu vou te contar nesse artigo quais são os melhores bairros de Paris. Assim, será mais fácil decidir onde se hospedar na capital francesa.
Onde ficar em Paris: entendendo os arrondissements
Antes de mais nada, é preciso entender como funcionam as regiões de Paris. A cidade é dividida em 20 bairros administrativos, os chamados arrondissements. Eles são numerados de 1 a 20, sendo que quanto menor o número, mais bem centralizado.
Ou seja, quanto mais próximo do número 20, mais afastado do centro de Paris. Por exemplo, atrações como o Museu do Louvre, Notre Dame e a Torre Eiffel se encontram no 1º, 4º e 7º arrondissement, como você pode conferir no mapa de Paris abaixo.
Portanto, não haverá dificuldades de locomoção enquanto você estiver dentro de qualquer uma dessas regiões. Isso porque o transporte público funciona muito bem e existem várias estações de metrô espalhadas na cidade.
Mas se quiser conhecer os pontos turísticos de Paris com mais facilidade, indico ficar entre os 10 primeiros arrondissements, principalmente se esta for a sua primeira vez na capital francesa.
Como saber o bairro de um hotel em Paris
Após entender como funciona a divisão geográfica de Paris, o próximo passo é descobrir o bairro de um hotel. Ao pesquisar um hotel em Paris, é interessante que você saiba identificar em qual bairro ele fica. Não é difícil, basta olhar o número do CEP.
Todos os CEPs de Paris começam com 750. Em seguida, vem o número do bairro. Ou seja, se o CEP for 750001, o endereço é do 1º arrondissement. Se o endereço tiver no CEP 750012, o hotel está localizado no 12º arrondissement. Simples assim!
Onde ficar em Paris: os melhores bairros e regiões
Agora que você já sabe como Paris é organizada e onde encontrar um hotel em Paris, selecionei os melhores bairros e regiões dentro de cada arrondissement. Confira a seguir as dicas e sugestões de hospedagem em cada localização.
Próximo ao Louvre
A região do Museu do Louvre fica no 1º arrondissement, ou seja, a mais central de Paris. Certamente, a melhor localização para quem quer ficar no coração da cidade, especialmente se for a sua primeira vez em Paris.
Aqui você poderá conhecer vários pontos turísticos a pé, como por exemplo, o Museu D’Orsay e a Place de La Concorde. Já para atrações mais distantes, você estará bem servido com a estação de metrô Châtelet/Les Halles, pois é uma das principais e mais movimentadas da cidade.
Por outro lado, as hospedagens podem ser mais caras. Isso porque além de ser uma área nobre de Paris, é também bastante turística. Ao menos existe uma boa variedade de hotéis tanto à margem direita (rive droit) quanto à margem esquerda (rive gauche) do rio Sena.
Hotéis em Paris perto do Louvre
Grand Hotel Du Palais Royal
Com padrão 5 estrelas, o Grand Hôtel Du Palais Royal está instalado em um edifício do século XVIII ao lado do Louvre e do Jardin des Tuileries. O hotel oferece serviços exclusivos como tratamentos de spa, salão de beleza, academia, sauna, bar e restaurante.
Já os quartos contam com camas aconchegantes e amenities de alta qualidade. Alguns ainda possuem terraços privativos e vistas magníficas das coberturas pitorescas e pontos turísticos de Paris.
Hôtel Le Relais des Halles
Esbanjando charme, o Hôtel Le Relais des Halles mistura o antigo e o moderno em um só ambiente. Além disso, tem uma decoração alegre e acolhedora.
Difícil não se sentir confortável no quarto, pois dispõem de cama king, mimos que todo hóspede gosta e a mordomia de tecnologia com iPad. Mas a localização é o ponto alto, pois fica ao lado pela estação Châtelet, do Le Marais e do Pompidou.
Le Pradey
O Le Pradey possui uma localização excelente, pois fica bem centralizado, mas num local tranquilo. Além disso, fica próximo do metrô e de atrações como Louvre e Notre Dame. Os ambientes são decorados com cores sóbrias e mobiliário moderno, transmitindo elegância e conforto.
Já quartos, além de bonitos e confortáveis, oferecem uma charmosa varandinha com vista para a cidade. Você ainda pode provar delícias típicas parisienses, como croissant e macarron no café da manhã do hotel.
Le Marais
Situado à margem esquerda do Sena, o Le Marais é uma das melhores opções de onde ficar em Paris. Dividida pelo 3º e 4º arrondissements, o bairro foi declarado Patrimônio da Histórico da UNESCO por causa de seus edifícios históricos, habitados pela nobreza até o século XIX.
É uma região cosmopolita de Paris, marcada pela moda, galerias de arte, cafeterias e bares agitados. Aqui reside a maior comunidade judia da Europa, além de ser o bairro gay da cidade. Atrativos como a Ópera da Bastilha, o Museu Picasso, a Catedral de Notre-Dame e o Le Centre Pompidou estão localizados em Le Marais.
Hospedagem Le Marais
Le Pavillon de La Reine & Spa
O Le Pavillon de La Reine & Spa fica na charmosa Place des Vosges, pertinho da estação Saint Paul. Tanto as suítes quanto as áreas comuns chamam atenção no estilo, pois são decorados com papéis de paredes estampados, conjunto de espelhos e quadros e poltronas coloridas.
O serviço de concierge, a academia com hidromassagem e o banho turco são destaques no hotel. Certamente, um dos melhores lugares onde ficar em Paris.
9Confidentiel
Cheio de classe, o 9Confidentiel é um hotel no coração do Marais com a finesse de Paris. O lugar chega a ser poético, pois cada detalhe é pensado em prol do conforto.
Os quartos são modernos e espaçosos, o banheiro possui lavabos em tons dourados e amenities de qualidade e a da janela você tem uma belíssima vista da cidade. Além disso, o café da manhã é repleto de delícias e pode ser servido no quarto.
Le Temple De Jeanne
Situado entre a Place des Vosges e o rio Sena, o Le Temple De Jeanne é um hotel em Paris inspirado no século XIV em homenagem à rainha Jeanne de Bourbon.
As comodidades incorporam a temática secular e oferecem itens como máquina de café e roupão de banho, além de uma agradável sacada. Entre os serviços oferecidos estão o de concierge, café da manhã no quarto, salão de chá, bar de vinhos e sala de leitura.
Quartier Latin
Presente na lista dos melhores bairros de Paris está o Quartier Latin. O “Bairro Latino” se desenvolveu em torno da Universidade de Sorbonne no 5º arrondissement. Seu nome remete à Idade Média, quando o latim era uma língua muito falada entre os estudantes.
Aqui você encontra hospedagens com um ótimo custo-benefício. Primeiro porque abriga alguns pontos turísticos, como por exemplo o Jardim de Luxemburgo e o Panteão. Depois, porque fica próximo da estação de trem Gare de Lyon, que oferece saídas diretas para o parque da Disney.
Além disso, é uma das regiões mais antigas da cidade, sem contar que é muito bonita e animada. Possui vários cafés, restaurantes e ruelas charmosas derivadas da Praça de Saint Michel.
Hospedagem no Le Quartier
Hotel Trianon Rive Gauche
O Hotel Trianon Rive Gauche oferece quartos mobiliados com muito bom gosto e conforto, além de vistas para diferentes pontos turísticos da cidade. O delicioso café da manhã e o atendimento personalizado recebem muitos elogios.
Mas o ponto alto com certeza é a localização. Isso porque fica próximo de vários restaurantes, ao lado do Jardim de Luxemburgo e a uma curta caminhada da Catedral de Notre-Dame e do Panteão.
Hotel des Grandes Ecoles
Cheio de personalidade, o Hotel des Grandes Ecoles faz você se sentir dentro de um filme cult retrô. Apesar de simples, os quartos são decorados com delicadeza e mobiliados com muito charme.
Além disso, possuem uma vista aconchegante para os jardins verdes da área externa. Ou seja, para quem busca um lugar acolhedor, tranquilo e barato (para os padrões da cidade), essa é uma ótima sugestão de onde ficar em Paris.
Europe Saint Severin-Paris Notre Dame
Com design rústico-contemporâneo, o Hotel Europe Saint Severin tem seu interior projetado em pedras, tijolos e madeira. Os quartos contam com bastante conforto, funcionalidade e uma pequena sacada para apreciar o clima romântico de Paris.
Aliás, o hotel é ideal para casais com bebês, pois oferece cama de viagem para crianças de até 2 anos e serviço de baby sitting. Por fim, fica ao lado do Sena e da estação Notre Dame.
Saint-Germain-des-Prés
Localizado no 6º e 7º arrondissement, o bairro Saint Germain é um reduto intelectual do rive gauche parisiense. O lugar era queridinho de inúmeros artistas, escritores e filósofos famosos, como Picasso e Hemingway.
Suas ruas são repletas de lojas, restaurantes e livrarias, além de sebos de rua e cafés famosos como o Flore. É um dos lugares mais tradicionais e elegantes onde se hospedar em Paris.
O bairro abriga a Abadia medieval de mesmo nome, com a igreja mais antiga da cidade. Nas proximidades estão algumas outras atrações aonde é possível chegar a pé, como o Museu do Louvre, Museu d’Orsay e o Jardim de Luxemburgo.
Hospedagem em Saint-Germain-des-Prés
Hôtel Des Marronniers
Situado em um pátio tranquilo, o Hôtel Des Marronniers é um refúgio em meio à agitação da cidade. Ou seja, propício ao descanso.
Apesar de pequenos, os quartos possuem um ambiente intimista com cores vibrantes e mobília em madeira que proporcionam bastante aconchego. Mas o destaque vai para o jardim, com sofás pra relaxar, um salão de chá e muito verde.
Hotel Le Petit Chomel
Com alma de casa, o Hotel Le Petit Chomel tem uma atmosfera calorosa e aconchegante. Possui uma decoração autêntica, com itens como flores, velas, porta-retratos e antiguidades.
Os quartos não tem nada de luxo, mas são bem confortáveis. Possuem roupa de cama limpa e macia e um ótimo chuveiro para um banho quente após um dia intenso de passeio. Certamente, é uma hospedagem única em Paris.
Hotel d’Orsay – Esprit de France
Situado às margens do Saint-Germain e do Sena, o Hotel d’Orsay certamente vai te conquistar. Isso porque um agradável passeio a pé te leva a atrações como o Museu D’Orsay, Jardin des Tuileries, Louvre e Invalides.
Ocupado por um belo edifício do século XVII, o local já foi propriedade do cirurgião de Napoleão Bonaparte. Ou seja, pura arte e história. Em resumo, todas as comodidades transmitem a encantadora atmosfera parisiense com conforto e elegância.
Perto da Torre Eiffel
Já pensou ficar hospedado com vista para a Torre Eiffel? Sem dúvidas, é um luxo! Afinal, a encantadora Dama de Ferro fica uma região bastante sofisticada e movimentada. Apesar disso, não é tão difícil achar diárias camaradas, já que a oferta de hospedagem é grande.
A vantagem de se hospedar aqui é ter fácil acesso a outros pontos turísticos da cidade, como o Museu d’Orsay, o Museu des Invalides e a Avenida Champs-Elysées.
Hotéis em Paris perto da Torre Eiffel
Hotel Shangri-La Paris
Embora seja um dos hotéis mais caros de Paris, o Shangri-La Paris faz jus a todo seu luxo. Afinal, o impecável hotel da rede asiática fica na antiga casa do Príncipe Roland Bonaparte, com uma vista única para a Torre Eiffel e o Rio Sena.
As suítes são projetadas com cores neutras e luz natural. Ou seja, passam uma sensação de calma e relaxamento. Você ainda conta experiências exclusivas como sessão de spa e jantar em restaurante com estrela Michelin.
Hôtel Vic Eiffel
Além de ter vista para a Torre Eiffel, o Hotel Vic Eiffel fica ao lado do metrô e a 10 minutos da Dama de Ferro. Apesar de compactos, os quartos são confortáveis, silenciosos e funcionais. Sem contar que oferecem cortesias, como café e chá, e amenidades da L’Occitane. O atendimento é bem avaliado, pois a equipe é atenciosa e prestativa.
Hotel Pullman Paris Tour Eiffel
O Hotel Pullman Paris não poderia ter localização melhor, pois está aos pés da Torre Eiffel e cercado pela estação Champs de Mars, o rio Sena e o carrossel da torre.
As suítes são impecáveis, com estilo clean, camas king-size, poltronas, mesa de trabalho e ótimas amenidades de banho. Todas as acomodações são muito lindas, limpas e bem cuidadas.
Arredores da Champs Élysées
Com quase 2km de extensão, a Champs Élysées une a Praça da Concorde ao Arco do Triunfo. É nos arredores desta icônica avenida onde fica o chamado ‘Triângulo de Ouro’, formado por três grande avenidas: Georges V, François 1er e Montaigne.
Famosa por suas lojas de grandes marcas de luxo mundiais, conta com hotéis de mesma categoria. Por isso, os preços podem ser bem caros. Mas essa é uma das vias mais bonitas e movimentadas da cidade. Sua badalada vida noturna proporciona um agradável passeio à noite.
Hotéis em Paris perto da Champs Élysées
O.Lysée Hotel
O O.Lysée Hotel não poderia estar mais bem localizado, pois fica bem no meio da avenida, entre a Place de La Concorde e o Arco do Triunfo.
Qualidade é o que não falta. Isso porque os quartos tem ótimas camas e travesseiros, chuveiro excelente e amenidades cheirosas. É uma opção versátil, pois o local oferece sossego para quem quer descansar e espaços de coworking para quem viaja a trabalho.
La Clef Champs-Élysées Paris by The Crest Collection
La Clef Champs-Élysées Paris é um hotel 5 estrelas situado ao lado do Triângulo de Ouro. Ocupa um edifício de 1907, ou seja, com a típica atmosfera de Paris da Belle Époque. As comodidades, porém, não tem nada de antigo. Aliás, são bastante modernas e confortáveis.
Oferece bar, restaurante, sala de ginástica e lavanderia gratuita, ótimo para estadias mais longas. Além disso, você ainda tem um tranquilo terraço para relaxar enquanto toma um ar fresco.
Hotel Ekta Champs Elysées
Com estilo contemporâneo e minimalista, o Hotel Ekta parece uma exposição de arte moderna. É um hotel design novo, com ambientes bem decorados e com combinações elegantes.
A localização é perfeita, pois fica a 2 minutos da Champs Élysées, próximo ao Arco do Triunfo, de estação de metrô e vários restaurantes. Ótimo custo-benefício de onde se hospedar em Paris.
Montparnasse
Verdadeiro centro cultural, o intelectual bairro de Montparnasse já foi frequentado por grandes nomes como Pablo Picasso, Salvador Dalí e Hemingway. A região abriga inúmeros museus, teatros e salas de cinema espalhados pelas suas agradáveis boulevards. Também tem bistrôs históricos e ótimas creperias.
Já a Torre Montparnasse é um arranha-céu que oferece uma vista 360 graus da cidade. Talvez não seja uma escolha tão óbvia de onde ficar em Paris, já que não há tantos atrativos por lá. Mas sem dúvidas é um dos melhores bairros de Paris, portanto, um lugar tranquilo para se hospedar.
Hospedagem em Montparnasse
Hôtel Le Six
O Hotel Le Six é um lugar para chamar de seu, pois lembra uma residência de família. No entanto, é na verdade um elegante hotel e spa, com suítes clássicas e ambientes excepcionais, mas sem exageros.
Seja para repouso ou descontração, o lugar dispõe de lounge com lareira, biblioteca, jardim de inverno e bar. Está localizado entre o Jardim de Luxemburgo e o boulevard Montparnasse, no coração da Rive Gauche.
Hôtel Montparnasse Saint Germain
Situado ao lado da Torre Montparnasse, o Hotel Montparnasse Saint Germain tem tudo perto. Afinal, está rodeado de lojas, bares, restaurantes e comércio em geral, além de estação de metrô.
As suítes são pequenas, mas com tudo que você precisa: camas confortáveis, chuveiro quente e ótimas amenidades de banho. Além disso, são modernas, com um toque futurista. Para completar, o café da manhã e atendimento são excelentes.
Hôtel A La Villa des Artistes
O Hotel A La Villa des Artistes é um charmoso hotel boutique no coração da margem esquerda de Paris. Fica ao lado do Jardin du Luxembourg, perto do metrô e rodeado pelas lojas e cafés de Montparnasse.
As suítes são elegantes e bem equipadas. Mas o legal está nas pinturas e referências de obras de artistas locais espalhados por todos os ambientes. Por fim, há um jardim pequeno e sossegado para fugir da agitação enquanto desfruta de uma xícara de chá.
Onde ficar em Paris: Quais os piores bairros para se hospedar?
Sendo bem direta, talvez a região de Montmartre seja uma dica de onde não ficar em Paris. Não digo isso porque é um local ruim, muito pelo contrário. A região possui um ambiente agradável, com toque artístico e boêmio, além de ser famosa pelos antigos cabarés.
Inclusive, abriga a belíssima Basílica de Sacré Coeur e o icônico Moulin Rouge. No entanto, fica fora de mão para conhecer todos os outros atrativos em Paris. Afinal, se encontra às margens do 18º arrondissement.
Mas não é porque a hospedagem não seja uma opção que você não deve incluir Montparnasse no seu roteiro. Por isso, não deixe de visitar o bairro na sua viagem à Paris.
Caso esteja se perguntando quais bairros de Paris são perigosos, sugiro evitar aqueles situados no 19º arrondissement, pois apresentam um alto índice de criminalidade.
Conclusão sobre onde ficar em Paris
Deu para ver que o leque de opções é grande quando se trata de hospedagem em Paris. Não existe um bairro melhor do que o outro, pois cada um tem seu charme e características próprias.
Além disso, apesar de Paris ser um destino relativamente caro, é possível encontrar hotéis para gostos e bolsos diferentes. Portanto, na hora de escolher onde ficar em Paris, analise bem qual dos bairros e hotéis mais combinam com você. No mais, bon voyage!